A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1477 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente relato objetiva mostrar a experiência vivenciada enquanto estagiária do projeto de extensão Viva a Velhice com Plenitude do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. E ainda, divulgar e ampliar os conhecimentos através de contribuição de ações extensionistas promovendo a relação entre a teoria e prática. No processo de formação, este conhecimento é visto através de aulas expositivas e com a prática oferecida através dos projetos de extensão é possível perceber as três esferas da graduação: ensino, pesquisa e extensão podendo contribuir para o processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela universidade. Sabendo disso, o Projeto Viva Velhice com Plenitude vinculado ao Programa Universidade Aberta no Tempo Livre, promove ações voltadas a população idosa de Campina Grande-PB. Como estagiária do projeto de extensão foi possível vivenciar e experimentar a relação, elaboração e desenvolvimento de programas de atividade física sistematizada, direcionados a população idosa. As atividades procuram desenvolver o bem estar geral e consequentemente melhorar o estilo e a qualidade de vida dos mesmos. Diante disto, é importante destacar como lições aprendidas a necessidade de planejamento das atividades direcionadas à esta população, pelas particularidades requisitados por estes; além da constante troca de conhecimento entre os envolvidos no projeto. Assim, recomendamos que programas e projetos a serem desenvolvidos com idosos devam considerar em seu planejamento aspectos inerentes ao processo de envelhecimento, características específicas do planejamento das atividades físicas sistematizadas, o contexto onde o idoso encontra-se inserido. Desta forma, entende-se que quando esses aspectos são considerados, concomitantemente, possam manter ou melhorar a saúde, longevidade e qualidade de vida dos idosos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EXTENSÃO, IDOSOS, ATIVIDADE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "LILY" "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1477 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 257 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "O presente relato objetiva mostrar a experiência vivenciada enquanto estagiária do projeto de extensão Viva a Velhice com Plenitude do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. E ainda, divulgar e ampliar os conhecimentos através de contribuição de ações extensionistas promovendo a relação entre a teoria e prática. No processo de formação, este conhecimento é visto através de aulas expositivas e com a prática oferecida através dos projetos de extensão é possível perceber as três esferas da graduação: ensino, pesquisa e extensão podendo contribuir para o processo de ensino aprendizagem desenvolvido pela universidade. Sabendo disso, o Projeto Viva Velhice com Plenitude vinculado ao Programa Universidade Aberta no Tempo Livre, promove ações voltadas a população idosa de Campina Grande-PB. Como estagiária do projeto de extensão foi possível vivenciar e experimentar a relação, elaboração e desenvolvimento de programas de atividade física sistematizada, direcionados a população idosa. As atividades procuram desenvolver o bem estar geral e consequentemente melhorar o estilo e a qualidade de vida dos mesmos. Diante disto, é importante destacar como lições aprendidas a necessidade de planejamento das atividades direcionadas à esta população, pelas particularidades requisitados por estes; além da constante troca de conhecimento entre os envolvidos no projeto. Assim, recomendamos que programas e projetos a serem desenvolvidos com idosos devam considerar em seu planejamento aspectos inerentes ao processo de envelhecimento, características específicas do planejamento das atividades físicas sistematizadas, o contexto onde o idoso encontra-se inserido. Desta forma, entende-se que quando esses aspectos são considerados, concomitantemente, possam manter ou melhorar a saúde, longevidade e qualidade de vida dos idosos." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "EXTENSÃO, IDOSOS, ATIVIDADE FÍSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANNE SILVA DO NASCIMENTO LIMA" "autor_nome_curto" => "LILY" "autor_email" => "lidianne_limaef@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }