RESUMO: O presente artigo trata de um estudo feito sobre a ginástica em toda sua dimensão, desde o resgate histórico até os dias de hoje, sua evolução e sua prática dentro das instituições de ensino. A ginástica passou por várias mudanças antes de entrar no ambiente escolar, sendo assim vista como conteúdo da disciplina de Educação Física. Essa pesquisa aborda a Ginástica Escolar, seus conhecimentos e o desenvolvimento desta nas instituições de ensino por professores de Educação Física do Ensino Fundamental II das escolas de Brejo Santo-CE. A sua coleta foi realizada com sete (07) professores. Para tratarmos da problemática realizamos estudos bibliográficos, com autores especialistas que corroboram com esse campo de pesquisa, tais como: Ayoub (2007), Coletivo de Autores (1992), Soares (1994, 1998). Esta investigação é caracterizada como pesquisa exploratória de estilo descritiva com predominância qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi adotada a entrevista, usando para essa pesquisa apenas dois (02) dos resultados considerados relevantes para o presente estudo. Os dados coletados foram organizados em categorias de análises. Foi possível verificar com este estudo que ainda persiste o entendimento da Educação Física, no contexto escolar, enquanto atividade prática esportivizada. Apesar dos seus aspectos históricos, de se tratar de um elemento da cultura corporal que resume todos os outros conteúdos da disciplina de Educação Física, constatou-se que a ginástica é apontada como uma prática quase inexistente nas escolas.