Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar.