Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID, ESCOLA Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1552
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB"
    "resumo" => "Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSE BORGES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAYSE"
    "autor_email" => "thayseborges.c@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1552
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 223
    "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA–PIBID/UEPB"
    "resumo" => "Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, PIBID, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYSE BORGES COSTA"
    "autor_nome_curto" => "THAYSE"
    "autor_email" => "thayseborges.c@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar a experiência vivenciada durante a realização da Gincana Corpo e Movimento, realizada com uma turma do 6º ano do ensino fundamental I, numa aula de Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande - PB. Tal gincana buscou promover a ludicidade através do estímulo à prática do movimento humano, considerando aspectos históricos e socioculturais relacionados à Educação Física Escolar e a construção do conhecimento nas aulas de Educação Física. É importante destacar que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID vem proporcionando aos licenciandos de Educação Física a vivência, de forma articulada, do ensino, pesquisa e extensão universitária, fundamentando e fortalecendo a docência em toda a sua plenitude e amplitude. Destacamos ainda, que o contato com a docência proporciona a estes alunos a troca de experiências, bem como a construção do conhecimento através das vivências e experiências compartilhadas no âmbito das escolas públicas, o que se pode considerar de extrema relevância no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Assim, o desenvolvimento dos conteúdos e conhecimentos da Educação Física Escolar na perspectiva da cultura corporal, tem contribuído para construção de uma educação problematizadora e transformadora, onde todos os envolvidos neste processo compreendem o porquê do conteúdo/conhecimento desenvolvido de forma consciente. Diante deste contexto, com a realização da gincana foi possível perceber a interação entre alunos da turma envolvida, professoras, funcionários da escola, supervisor e coordenadora do PIBID. Ainda, destaca-se a importância do planejamento e discussões para as atividades a serem desenvolvidas, uma vez que a gincana tinha como proposta o desenvolvimento de conteúdos da Educação Física na perspectiva da cultura corporal. Já que foram abordados os conteúdos jogos e dança, além de conhecimentos sobre a Educação Física que foram discutidos anteriormente com os alunos. Com a vivência da gincana foi possível perceber a importância do planejamento prévio a partir dos referenciais e orientações curriculares para o ensino da Educação Física, para que tais atividades possam interferir de maneira positiva da formação e educação dos alunos na fase escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.