Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PSICOMOTOR EM CRIANÇAS COM DISLEXIA DESENVOLVIMENTAL

Palavra-chaves: DISLEXIA DESENVOLVIMENTAL, PSICOMOTRICIDADE, ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR Tema Livre (TL) Comportamento Motor
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

A dislexia é um transtorno no déficit linguístico que dificulta a aprendizagem de leitura, escrita, soletração e decodificação das palavras. Trazendo consigo um enorme transtorno para o sistema educacional e para o aprendiz, as crianças com dislexia não apresentam dificuldades apenas na escrita e na leitura, mas também em diversas facetas do domínio motor. Essas crianças apresentam dificuldades no controle postural, coordenação motora e na realização de tarefas que requerem movimentos precisos e rápidos. Desta forma, o interesse do presente estudo na realização de uma avaliação detalhada da psicomotricidade destas crianças justifica-se na verificação da incidência de atraso no desenvolvimento motor para uma possível contribuição do mesmo em pesquisas futuras, visando à elaboração de um programa de treinamento para os possíveis déficits motores encontrados e a prevenção de seus agravos. Assim, o objetivo central deste trabalho é avaliar o desempenho psicomotor de crianças que apresentam a Dislexia Desenvolvimental. Este estudo foi realizado na Escola Municipal Dr. Chateaubriand, situado no bairro do José Pinheiro, na Cidade de Campina Grande – PB, a amostra foi composta por nove alunos da mesma escola que apresentam a Dislexia Desenvolvimental, sendo utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor, desenvolvida por Rosa Neto (2002). Na avaliação Psicomotora as crianças apresentaram os seguintes resultados: Motricidade fina - 67% das crianças que foram submetidas a avaliação não corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora; Motricidade Global - 89% das crianças corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora; Equilíbrio - 56% das crianças corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora; Esquema Corporal - 89% das crianças não corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora; Organização Espacial - 56% das crianças não corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora; Organização Temporal - 100% das crianças não corresponderam sua idade cronológica com sua idade motora e; Lateralidade – onde 56% das crianças apresentavam-se destro completo e 44% apresentavam lateralidade cruzada, não possuindo neste estudo nenhuma criança com lateralidade indefinida ou sinistro completo. Esta pesquisa permitiu observar um alto índice de alunos com idade motora inferior à idade cronológica média que segundo rosa neto (2002) e outros desenvolvimentistas consideram ideal. Como essa pesquisa não é conclusiva ainda se permite mais estudos na área da Motricidade humana e em especial a Dislexia.

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