A idade pré-escolar é uma fase de desenvolvimento onde as crianças passam por um período de refinamento das habilidades motoras fundamentais. Esse aprimoramento é essencial para a adesão à atividades físicas na adolescência e adultez, o que pode determinar a condição de sobrepeso/obesidade ao longo da vida. O objetivo do estudo foi avaliar dados preliminares do Estudo Longitudinal de Observação da Saúde e Bem-estar da Criança em Idade Pré-escolar (ELOS-Pré) e verificar a relação existente entre o índice de massa corporal (IMC) e a competência em habilidades locomotoras e de controle de objetos em crianças de primeira infância. Neste estudo longitudinal crianças de 3 e 4 anos, de 27 escolas públicas e particulares, escolhidas aleatoriamente das seis regiões político-administrativas (RPA) da cidade do Recife - Pernambuco estão sendo avaliadas desde agosto de 2012. A amostra foi composta por 41 crianças de uma escola da rede municipal da cidade do Recife com idade entre 3 anos (3,49±0,51) e 4 anos (3,52±0,39), sendo 25 meninos (3,54±0,44) e 16 meninas (3,48±0,54), estudantes. O desempenho motor foi medido através do Test of Gross of Motor Development – Second Edition (TGMD-2), composto por 6 habilidades locomotoras (correr, galopar, saltitar, saltar sobre o obstáculo, salto horizontal e deslocamento lateral) e 6 habilidades de controle de objetos (rebater, quicar, receber, chutar, arremessar e rolar).O IMC foi calculado a partir da razão entre massa (kg) pela estatura (m) ao quadrado. Após verificação da normalidade dos dados, a análise dos dados foi administrada a correlação de Sperman para verificação da relação entre as variáveis. A análise inferencial indicou que o IMC esteve associado positivamente ao Quociente Motor Geral (r= 0,444; p= 0,004), somatório das habilidades locomotoras (r= 0,423; p= 0,006), somatório das habilidades de controle de objetos (r=0,365; p= 0,019), saltito (r= 0,406; p= 0,009), salto sobre obstáculo (r= 0,406; p= 0,009), deslocamento lateral (r= 0,348; p= 0,026), rebater (r= 0,321; p= 0,041) e quicar (r=0,399; p= 0,01). Outros resultados mostraram que o IMC dos meninos esteve associado às habilidades saltito (r= 0,390; p= 0,054), salto sobre obstáculo (r= 0,390; p=0,054), deslocamento lateral (r= 0,384; p=0,058), arremessar (r=-0,509; p= 0,009) e somatório das habilidades de controle de objetos (r= 0,410; p= 0,042). O IMC das meninas mostrou associação na habilidade de quicar (r= 0,540; p= 0,031), no somatório das habilidades de controle de objetos (r= 0,665; p= 0,005) e no QMG (r=0,524; p= 0,037).A análise inferencial indicou relação entre IMC e competência motora, e esta pareceu ser maior em meninos do que em meninas.Apesar da diferença significativa para algumas habilidades e subtestes, a relação entre entre IMC e competência motora de pré-escolares pareceu ser de fraca a moderada. Assim, o conjuto dos resultados permite concluir que o aumento do IMC pode não causar prejuízos ao desempenho motor de pré-escolares.