O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico. A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica.