FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1373 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico. A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DÉBORA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE DÉBORA" "autor_email" => "alinedeboraoliveira@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1373 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 131 "inscrito_id" => 156 "titulo" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA PEDAGÓGICA: A EQUIPE DE TRABALHO COMO MÉTODO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho está relacionado à avaliação final – na forma de portfólio - desenvolvida por um grupo de monitores do componente curricular Ginástica Rítmica do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. O objetivo do mesmo é relatar as experiências vivenciadas nas aulas – enquanto equipe de trabalho – assim como, o processo de elaboração deste instrumento avaliativo do processo ensino/aprendizagem. A atividade foi motivada pela oportunidade de possibilitar aos estudantes da graduação acompanhar o processo de condução das aulas do componente em questões, permitindo aos mesmos ampliar seu acervo conceitual e prático sobre a disciplina. O componente curricular em questão deu-se dentro de uma abordagem propositiva e sistematizada da educação física, a saber, a Crítico-superadora; em torno de um projeto de formação omnilateral, integrada, por sua vez, a uma leitura crítica dos dados da realidade, referentes aos movimentos ginásticos – sua história e elementos constitutivos. Na oportunidade lançou-se mão das dimensões, científico-filosófica, técnica, pedagógica e didática, de forma a possibilitar o caráter ampliado à formação, necessário ao ensino do referido componente. Não obstante, foi-nos possível conhecer, compreender e analisar o sistema de princípios e bases da ginástica em geral, e da ginástica rítmica em específico. A metodologia utilizada perfez o seguinte caminho: ao iniciar o semestre letivo o professor apresentou o componente curricular e abriu espaço para os estudantes (público alvo desta atividade) que se interessassem em participar da equipe de trabalho; posteriormente – em horário diferente ao do componente – apresentou a proposta de trabalho para a equipe e o formato do processo de avaliação final, o portfólio. Para elaboração do instrumento, foram organizadas reuniões com a equipe de trabalho; posterior divisão de tarefas e organização dos conteúdos apreendidos durante o percurso das aulas. Ademais, juntamente com o professor, debatiam, estudavam e refletiam a respeito de temáticas relacionadas à sociedade, a educação e a educação física, dando ênfase às discussões da ginástica rítmica. Nesse sentido, como possíveis recomendações acerca do trabalho realizado, entendemos a necessidade de construção de instrumentos avaliativos que consigam dar sentido e significado à prática docente, ampliando o caráter do processo ensino/aprendizagem e contribuindo, dessa forma, para a elevação do padrão cultural dos estudantes que estão submetidos a esse modelo de abordagem pedagógica." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, AVALIAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE DÉBORA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE DÉBORA" "autor_email" => "alinedeboraoliveira@gmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }