Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÂO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, LUTAS Relato de Experiência (RE) O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1380
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÂO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "O “I Festival de Jogos e Diversas Linguagens” foi realizado na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no dia 04 de outubro de 2012. O mesmo foi organizado pela supervisora e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN) que atuam no sub-projeto de educação física. O PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, inserindo-os diretivamente no cotidiano escolar. O evento teve como objetivo apresentar o PIBID-EF, os PIBIDianos, a supervisora e coordenadora, aos membros da escola que será o lócus de atuação.O Festival foi composto por seis oficinas de práticas corporais, que aconteceram na quadra da escola. Nestas oficinas as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar jogos de práticas corporais diversas, atendendo assim aos objetivos da Educação Física Escolar.Dentre as seis oficinas, apresentamos, nesse trabalho, a Oficina de Lutas, tendo como base o Sumô e o Karatê. Na oficina orientamos os alunos/as da educação infantil e ensino fundamental I na sua prática. A escolha e realização desta oficina foi motivada pela oportunidade de apresentar os alunos/as uma opção de jogo, que se remete de forma lúdica a um conteúdo secundarizado na Educação Física: Lutas. E também pelo fato, de ser uma vivência adaptada a todas faixas etárias e níveis sociais. A Oficina de Lutas foi elaborada por duas bolsistas e a supervisora do PIBID-EF. Na quadra, após ter o espaço reservado para tal oficina marcamos no chão com o giz de cera o que seriam as arenas do Sumô, e recortamos pequenas tiras de TNT´s coloridos para ser utilizado na atividade Puxa-Fita (fazendo alusão por sua vez ao Karate). Naquela, os alunos teriam que deslocar o seu colega das supostas arenas (sem machucá-lo), nesta todos colocariam fitinhas presas no short e uns tentariam tirar a dos outros. As atividades foram realizadas para turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Contudo, dependendo da turma, uma atividade ou outra era vivenciada e algumas variações eram implantadas, partindo sempre da sistematização de práticas da educação física escolar, bem como do grau de complexidade da atividade e o nível de desenvolvimento e escolaridade das crianças. Após a Oficina, fizemos as seguintes considerações: realizou-se um jogo lúdico que teve como objetivo vivenciar um conteúdo pouco abordado na Educação Física Escolar: Lutas; estimulamos uma atividade de baixo custo (TNT e Giz); possibilitamos a vivência de habilidades motoras básicas (correr; pegar; deslocar o outro); enfatizamos aspectos psicomotores das crianças (tônus, percepção espacial, praxia grossa e fina); bem como mediamos pequenas reflexões sobre como jogar sem machucar a si e ao outro (dimensão atitudinal).Algumas dificuldades surgiram na oficina: a quantidade de alunos/as por turma, aproximadamente, vinte alunos/as; o espaço delimitado para a atividade; e o pouco tempo para a realização da prática pelos alunos/as. Recomendamos aumentar o tempo do evento, para que os alunos/as possam vivenciar mais enfaticamente as oficinas; tentar ampliar o espaço destinado ao evento; aumentar o número de oficinas, evitando assim grandes turmas em cada oficina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, LUTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA"
    "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1380
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 213
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÂO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "O “I Festival de Jogos e Diversas Linguagens” foi realizado na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no dia 04 de outubro de 2012. O mesmo foi organizado pela supervisora e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN) que atuam no sub-projeto de educação física. O PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, inserindo-os diretivamente no cotidiano escolar. O evento teve como objetivo apresentar o PIBID-EF, os PIBIDianos, a supervisora e coordenadora, aos membros da escola que será o lócus de atuação.O Festival foi composto por seis oficinas de práticas corporais, que aconteceram na quadra da escola. Nestas oficinas as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar jogos de práticas corporais diversas, atendendo assim aos objetivos da Educação Física Escolar.Dentre as seis oficinas, apresentamos, nesse trabalho, a Oficina de Lutas, tendo como base o Sumô e o Karatê. Na oficina orientamos os alunos/as da educação infantil e ensino fundamental I na sua prática. A escolha e realização desta oficina foi motivada pela oportunidade de apresentar os alunos/as uma opção de jogo, que se remete de forma lúdica a um conteúdo secundarizado na Educação Física: Lutas. E também pelo fato, de ser uma vivência adaptada a todas faixas etárias e níveis sociais. A Oficina de Lutas foi elaborada por duas bolsistas e a supervisora do PIBID-EF. Na quadra, após ter o espaço reservado para tal oficina marcamos no chão com o giz de cera o que seriam as arenas do Sumô, e recortamos pequenas tiras de TNT´s coloridos para ser utilizado na atividade Puxa-Fita (fazendo alusão por sua vez ao Karate). Naquela, os alunos teriam que deslocar o seu colega das supostas arenas (sem machucá-lo), nesta todos colocariam fitinhas presas no short e uns tentariam tirar a dos outros. As atividades foram realizadas para turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Contudo, dependendo da turma, uma atividade ou outra era vivenciada e algumas variações eram implantadas, partindo sempre da sistematização de práticas da educação física escolar, bem como do grau de complexidade da atividade e o nível de desenvolvimento e escolaridade das crianças. Após a Oficina, fizemos as seguintes considerações: realizou-se um jogo lúdico que teve como objetivo vivenciar um conteúdo pouco abordado na Educação Física Escolar: Lutas; estimulamos uma atividade de baixo custo (TNT e Giz); possibilitamos a vivência de habilidades motoras básicas (correr; pegar; deslocar o outro); enfatizamos aspectos psicomotores das crianças (tônus, percepção espacial, praxia grossa e fina); bem como mediamos pequenas reflexões sobre como jogar sem machucar a si e ao outro (dimensão atitudinal).Algumas dificuldades surgiram na oficina: a quantidade de alunos/as por turma, aproximadamente, vinte alunos/as; o espaço delimitado para a atividade; e o pouco tempo para a realização da prática pelos alunos/as. Recomendamos aumentar o tempo do evento, para que os alunos/as possam vivenciar mais enfaticamente as oficinas; tentar ampliar o espaço destinado ao evento; aumentar o número de oficinas, evitando assim grandes turmas em cada oficina."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "PIBID, EDUCAÇÃO FÍSICA, LUTAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA"
    "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O “I Festival de Jogos e Diversas Linguagens” foi realizado na Escola Municipal Professora Ivonete Maciel, no dia 04 de outubro de 2012. O mesmo foi organizado pela supervisora e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-UFRN) que atuam no sub-projeto de educação física. O PIBID tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica, inserindo-os diretivamente no cotidiano escolar. O evento teve como objetivo apresentar o PIBID-EF, os PIBIDianos, a supervisora e coordenadora, aos membros da escola que será o lócus de atuação.O Festival foi composto por seis oficinas de práticas corporais, que aconteceram na quadra da escola. Nestas oficinas as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar jogos de práticas corporais diversas, atendendo assim aos objetivos da Educação Física Escolar.Dentre as seis oficinas, apresentamos, nesse trabalho, a Oficina de Lutas, tendo como base o Sumô e o Karatê. Na oficina orientamos os alunos/as da educação infantil e ensino fundamental I na sua prática. A escolha e realização desta oficina foi motivada pela oportunidade de apresentar os alunos/as uma opção de jogo, que se remete de forma lúdica a um conteúdo secundarizado na Educação Física: Lutas. E também pelo fato, de ser uma vivência adaptada a todas faixas etárias e níveis sociais. A Oficina de Lutas foi elaborada por duas bolsistas e a supervisora do PIBID-EF. Na quadra, após ter o espaço reservado para tal oficina marcamos no chão com o giz de cera o que seriam as arenas do Sumô, e recortamos pequenas tiras de TNT´s coloridos para ser utilizado na atividade Puxa-Fita (fazendo alusão por sua vez ao Karate). Naquela, os alunos teriam que deslocar o seu colega das supostas arenas (sem machucá-lo), nesta todos colocariam fitinhas presas no short e uns tentariam tirar a dos outros. As atividades foram realizadas para turmas de educação infantil e ensino fundamental I. Contudo, dependendo da turma, uma atividade ou outra era vivenciada e algumas variações eram implantadas, partindo sempre da sistematização de práticas da educação física escolar, bem como do grau de complexidade da atividade e o nível de desenvolvimento e escolaridade das crianças. Após a Oficina, fizemos as seguintes considerações: realizou-se um jogo lúdico que teve como objetivo vivenciar um conteúdo pouco abordado na Educação Física Escolar: Lutas; estimulamos uma atividade de baixo custo (TNT e Giz); possibilitamos a vivência de habilidades motoras básicas (correr; pegar; deslocar o outro); enfatizamos aspectos psicomotores das crianças (tônus, percepção espacial, praxia grossa e fina); bem como mediamos pequenas reflexões sobre como jogar sem machucar a si e ao outro (dimensão atitudinal).Algumas dificuldades surgiram na oficina: a quantidade de alunos/as por turma, aproximadamente, vinte alunos/as; o espaço delimitado para a atividade; e o pouco tempo para a realização da prática pelos alunos/as. Recomendamos aumentar o tempo do evento, para que os alunos/as possam vivenciar mais enfaticamente as oficinas; tentar ampliar o espaço destinado ao evento; aumentar o número de oficinas, evitando assim grandes turmas em cada oficina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.