Introdução: Devido o grande número de crianças matriculadas nas redes de ensino da cidade de Campina Grande (PB) e consequentemente maior quantidade de alunos praticantes da disciplina de Educação Física, houve a necessidade de investigar se os padrões fundamentais dos movimentos estão sendo desenvolvidos de natureza progressiva, organizada e interdependente pelos alunos de um período de idade restrita. O objetivo principal foi de analisar as habilidades motoras fundamentais em escolares entre 09 e 10 anos de idade da cidade de Campina Grande (PB). A metodologia O presente estudo teve como característica uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo. Foi realizada a pesquisa na Escola particular Arco-Íris do saber. A população alvo foram meninos e meninas da escola mencionada acima. A pesquisa será realizada com 29 alunos do Ensino Fundamental II do sexo Masculino e Feminino, com idade entre 9 e 10 anos. Após a obtenção dos dados antropométricos, o TGMD-2 foi aplicado. De acordo com os resultados para o teste locomotor de 9 e 10 anos da idade equivalente foram menores que a idade cronológica, para os meninos, obtendo média geral de 5 anos e 8 meses diante do teste empregado. o confronto entre idades, cronológica e equivalente, das meninas com 10 anos e diversos meses ao fazer uso da avaliação das capacidades locomotoras femininas. Os efeitos da idade equivalente foram baixos comparado a idade cronológica, conseguindo média geral de 6 anos na presença da prova proposta. Os resultados para o teste controle de objetos de 9 e 10 anos da idade equivalente nas meninas foram menores que a idade cronológica, obtendo média geral de 7 anos e 7 meses diante do teste empregado. Já par os meninos as consequência da idade equivalente foram bastante inferiores que a idade cronológica, alcançando média geral de 6 anos e 2 meses mediante o exame dirigido. Pode-se concluir através da pesquisa, percebemos que a Educação Física tem papel fundamental para que haja uma melhoria no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, tendo como prioridade o aspecto motor para a formação do educando. No âmbito escolar os professores de Educação Física devem fazer com que desperte na criança o interesse por participar das aulas, tornando-as mais dinâmicas e de fácil acesso. A escola pode vir a contribuir implantando métodos que trabalham a lateralidade, coordenação, flexibilidade, tempo-espaço e equilíbrio dentro das aulas de Educação Física que visam à saúde, educação e um melhor desempenho motor dos alunos, podendo ainda se aprofundar mais em trabalhos específicos.