ESTUDO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1491 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "ESTUDO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES" "resumo" => "Introdução: Devido o grande número de crianças matriculadas nas redes de ensino da cidade de Campina Grande (PB) e consequentemente maior quantidade de alunos praticantes da disciplina de Educação Física, houve a necessidade de investigar se os padrões fundamentais dos movimentos estão sendo desenvolvidos de natureza progressiva, organizada e interdependente pelos alunos de um período de idade restrita. O objetivo principal foi de analisar as habilidades motoras fundamentais em escolares entre 09 e 10 anos de idade da cidade de Campina Grande (PB). A metodologia O presente estudo teve como característica uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo. Foi realizada a pesquisa na Escola particular Arco-Íris do saber. A população alvo foram meninos e meninas da escola mencionada acima. A pesquisa será realizada com 29 alunos do Ensino Fundamental II do sexo Masculino e Feminino, com idade entre 9 e 10 anos. Após a obtenção dos dados antropométricos, o TGMD-2 foi aplicado. De acordo com os resultados para o teste locomotor de 9 e 10 anos da idade equivalente foram menores que a idade cronológica, para os meninos, obtendo média geral de 5 anos e 8 meses diante do teste empregado. o confronto entre idades, cronológica e equivalente, das meninas com 10 anos e diversos meses ao fazer uso da avaliação das capacidades locomotoras femininas. Os efeitos da idade equivalente foram baixos comparado a idade cronológica, conseguindo média geral de 6 anos na presença da prova proposta. Os resultados para o teste controle de objetos de 9 e 10 anos da idade equivalente nas meninas foram menores que a idade cronológica, obtendo média geral de 7 anos e 7 meses diante do teste empregado. Já par os meninos as consequência da idade equivalente foram bastante inferiores que a idade cronológica, alcançando média geral de 6 anos e 2 meses mediante o exame dirigido. Pode-se concluir através da pesquisa, percebemos que a Educação Física tem papel fundamental para que haja uma melhoria no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, tendo como prioridade o aspecto motor para a formação do educando. No âmbito escolar os professores de Educação Física devem fazer com que desperte na criança o interesse por participar das aulas, tornando-as mais dinâmicas e de fácil acesso. A escola pode vir a contribuir implantando métodos que trabalham a lateralidade, coordenação, flexibilidade, tempo-espaço e equilíbrio dentro das aulas de Educação Física que visam à saúde, educação e um melhor desempenho motor dos alunos, podendo ainda se aprofundar mais em trabalhos específicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Comportamento Motor" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR, TGMD-2, ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO TORQUATO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TORQUATO" "autor_email" => "prof_torquato@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1491 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 16 "titulo" => "ESTUDO DAS HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS EM ESCOLARES" "resumo" => "Introdução: Devido o grande número de crianças matriculadas nas redes de ensino da cidade de Campina Grande (PB) e consequentemente maior quantidade de alunos praticantes da disciplina de Educação Física, houve a necessidade de investigar se os padrões fundamentais dos movimentos estão sendo desenvolvidos de natureza progressiva, organizada e interdependente pelos alunos de um período de idade restrita. O objetivo principal foi de analisar as habilidades motoras fundamentais em escolares entre 09 e 10 anos de idade da cidade de Campina Grande (PB). A metodologia O presente estudo teve como característica uma pesquisa descritiva de caráter quantitativo e qualitativo. Foi realizada a pesquisa na Escola particular Arco-Íris do saber. A população alvo foram meninos e meninas da escola mencionada acima. A pesquisa será realizada com 29 alunos do Ensino Fundamental II do sexo Masculino e Feminino, com idade entre 9 e 10 anos. Após a obtenção dos dados antropométricos, o TGMD-2 foi aplicado. De acordo com os resultados para o teste locomotor de 9 e 10 anos da idade equivalente foram menores que a idade cronológica, para os meninos, obtendo média geral de 5 anos e 8 meses diante do teste empregado. o confronto entre idades, cronológica e equivalente, das meninas com 10 anos e diversos meses ao fazer uso da avaliação das capacidades locomotoras femininas. Os efeitos da idade equivalente foram baixos comparado a idade cronológica, conseguindo média geral de 6 anos na presença da prova proposta. Os resultados para o teste controle de objetos de 9 e 10 anos da idade equivalente nas meninas foram menores que a idade cronológica, obtendo média geral de 7 anos e 7 meses diante do teste empregado. Já par os meninos as consequência da idade equivalente foram bastante inferiores que a idade cronológica, alcançando média geral de 6 anos e 2 meses mediante o exame dirigido. Pode-se concluir através da pesquisa, percebemos que a Educação Física tem papel fundamental para que haja uma melhoria no que diz respeito ao desenvolvimento da criança, tendo como prioridade o aspecto motor para a formação do educando. No âmbito escolar os professores de Educação Física devem fazer com que desperte na criança o interesse por participar das aulas, tornando-as mais dinâmicas e de fácil acesso. A escola pode vir a contribuir implantando métodos que trabalham a lateralidade, coordenação, flexibilidade, tempo-espaço e equilíbrio dentro das aulas de Educação Física que visam à saúde, educação e um melhor desempenho motor dos alunos, podendo ainda se aprofundar mais em trabalhos específicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Comportamento Motor" "palavra_chave" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR, TGMD-2, ESCOLARES" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTONIO TORQUATO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "TORQUATO" "autor_email" => "prof_torquato@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }