ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: TECENDO EXPERIÊNCIAS DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL
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Trata-se de um relato de experiência fruto de uma observação proporcionada pela disciplina Estágio Supervisionado Obrigatório I, cujo objetivo principal consiste em possibilitar ao graduando um contato inicial com a realidade escolar. A partir de uma leitura crítica da realidade referente a disciplina educação física em uma escola da rede particular da cidade de Natal/RN foi possível identificar um cenário preocupante tecido por circunstâncias que corroboram com o desprestígio dessa disciplina no âmbito da escola. No tocante à estrutura física, a escola possui uma quadra poliesportiva e arenas. No que diz respeito aos materiais, a escola possui um número expressivo de bolas das diferentes modalidades, cones, cordas, tatames. De acordo com as observações, no ensino infantil a educação física se resume a natação, as crianças têm duas aulas semanais na piscina com o objetivo de promover a adaptação ao meio líquido. 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Assim, com vistas à sistematização, seria interessante utilizar a variedade extensa de conteúdos da cultura corporal, desconstruindo a concepção esportivista. Por fim, essa experiência foi de extrema importância para minha formação acadêmica na medida em que possibilitou a inserção na realidade escolar. Ao observar a dinâmica da educação física na escola foi possível perceber as dificuldades que permeiam a disciplina na prática realizando uma ponte com os conteúdos teóricos vistos em sala de aula. Essa experiência desencadeou uma série de aprendizados no que diz respeito às metodologias, estratégias e estilos de ensino em todos os níveis da educação básica, e uma visão geral de como a educação física se configura dentro dos muros da escola, como é tratada pela direção, alunos e demais professores." 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