Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com alguns discentes do 3º, 5º e 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – campus Caicó, no ano de 2012. Discute a formação leitora dos discentes entrevistados, bem como a visão destes sobre a importância de serem alunos-leitores. Para a realização do estudo, foram selecionado(as) dez aluno(as) de cada período e, em seguida, aplicado um questionário que relaciona questões específicas da disciplina de Leitura e Produção de Texto, no que concerne ao processo de aprendizagem das práticas de leitura e escrita dos discentes pesquisados. Como fundamentos teóricos utilizou-se os estudos de Motta-Roth e Hendges (2010), Medeiros (2011), Antunes (2005), Geraldi (1997), dentre outros. Após a coleta dos dados, os resultados demonstraram que as atividades de leitura e produção de texto contribuem de maneira significativa na vida acadêmica dos discentes, haja vista proporcionar a formação de leitores e escritores competentes.