O ensino de Genética no Ensino Médio apresenta desafios devido à complexidade e ao caráter abstrato dos conteúdos, especialmente nas Leis de Mendel. Este trabalho relata uma experiência com alunos do segundo ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio do IFRO, Campus Colorado do Oeste. A atividade ocorreu em 25 de agosto, em duas aulas, por meio de uma gincana com duas etapas: “passa ou repassa” e resolução colaborativa de 30 questões com montagem de um quebra-cabeça. A proposta estimulou participação, raciocínio lógico e trabalho em equipe. Observou-se maior engajamento e intensificação das discussões, indicando que estratégias lúdicas favorecem a aprendizagem em Genética.