A intensificação das mudanças climáticas evidencia a necessidade de transição para fontes de energia renováveis como estratégia de desenvolvimento sustentável. O presente estudo objetivou relatar e analisar uma experiência pedagógica sobre o tema com estudantes do Ensino Fundamental. A metodologia, de natureza qualitativa, envolveu aulas expositivas dialogadas, pesquisa em grupo e a construção de protótipos com materiais recicláveis. Os resultados demonstraram que a realização da Feira de Ciências e a criação de uma cartilha digital promoveram a aprendizagem significativa, integrando conceitos teóricos à prática. As atividades indicam que o uso de metodologias ativas fortalece a consciência ambiental crítica e a alfabetização científica no ambiente escolar.