MOURA, Andréa De Andrade et al.. O uso do geoplano numa perspectiva inclusiva. Anais I ENECT / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1584>. Acesso em: 24/11/2024 14:53
O presente relato é fruto de pesquisas feitas para conclusão do curso de Licenciatura Plena em Matemática. Através deste, realizamos um estudo de caso no Instituto dos Cegos- CG com uma aluna cega e a partir disso entramos em uma abordagem a respeito da Educação Inclusiva. Este artigo tem a intenção de discutir questionamentos levantados em tal pesquisa, em especial, o uso dos materiais manipuláveis como ferramenta facilitadora no ensino inclusivo. Para isso, tomamos como eixo central o uso dos Blocos Lógicos e do Geoplano. Apresentaremos discussões sobre a inclusão de deficientes visuais nas escolas, enfatizaremos o estudo de caso realizado, assim descrevendo a metodologia utiliizada, o ambiente o sujeito da pesquisa. Em paralelo, levantaremos alguns resultados e discussões. Por fim, descreveremos algumas conclusões a que chegamos. Neste estudo pudemos perceber o quanto o papel do professor é importante no processo do ensino inclusivo, pois a aluna demonstrou o quanto sua capacidade deve ser estimulada e que não é porque não tem visão é incapaz de aprender Matemática. Cabe ao professor fazer bom uso de metodologias que venham a contribuir na abstração dos conteúdos matemáticos.