Ao analisar a atual situação das condições ambientais, em virtude da geração de resíduos sólidos, na UFCG campus pombal, percebeu-se a necessidade de um estudo no tocante a educação ambiental, com intuito de instigar a comunidade acadêmica para uma maior percepção das problemáticas no que diz respeito à saúde e a qualidade do meio ambiente no qual estão inseridos. Este trabalho apresenta um estudo simplificado sobre a importância da ferramenta da educação ambiental na gestão dos resíduos sólidos de um Campus Universitário da UFCG, situado no município de Pombal-PB. A pesquisa foi realizada na área que engloba toda a extensão territorial do Campus. O diagnóstico preliminar referente à disposição dos resíduos sólidos foi elaborado por meio de visitas de campo, anotações técnicas e entrevistas junto à comunidade acadêmica. De acordo com os resultados, fica evidente a falta de percepção da comunidade acadêmica sobre a problemática ambiental resultante da disposição inadequada de resíduos sólidos em maior parte da área de estudo, além da falta de operacionalização e otimização de um sistema de coleta seletiva, que, apesar de existir, é utilizado de forma irregular, contribuindo para a degradação da área. Outro ponto que deve ser salientado é em relação à falta de um destino adequado para os resíduos dos laboratórios. Fica evidente a importância de sensibilizar ou despertar a comunidade acadêmica desta Instituição para que ajam de modo sustentável, conservando o ambiente em que estão inseridos de uma forma saudável e com responsabilidade.