A problemática sobre técnicas de ensino de Física está presente na maioria das salas de aula do Brasil. Os educadores em sua maioria tendem a ensinar Física de maneira tradicionalista, através de equações sem instigar nos alunos um interesse diferenciado pela Ciência como algo além dessas equações. Este trabalho partiu de uma pesquisa quantitativa realizada com 200 alunos de Ensino Médio na cidade de Desterro-PB, visando descobrir a metodologia utilizada pelos docentes ao ministrarem suas aulas, e, ainda verificar se o professor faz uso da História da Física em suas atividades docentes, seguida pesquisa bibliográfica. Ao investigar a problemática de ensino com foco nos métodos utilizados pelos docentes em relação à contextualização de suas aulas envolvendo História da Física, conseguimos compreender quais técnicas os professores utilizam para inserir este tema em sala, podendo isso levar uma motivação para alunos ao estudar Física. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) é bem clara sobre como devemos aprimorar nossos conhecimentos desde a infância. Contudo, parece que a formação de nossos docentes não leva a risco a LDB. Só a história vai poder contar as grandes motivações do nosso mundo atual.