O estudo de Física é um requisito básico fundamental para a formação dos alunos de engenharia, esta área do conhecimento exige que haja um domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas, demandando um raciocínio rápido, uma compreensão lógico-matemática, perspicácia entre outras competências desenvolvidas pelo próprio indivíduo. No entanto, o ensino de Física tem sido, ao longo dos anos, ministrado de forma tradicional e distante da realidade dos alunos, indo de encontro às novas exigências postas por uma sociedade da informação e da tecnologia. Com intuito de integrar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula com a prática, a realização de experimentos torna-se uma importante aliada no processo de ensino-aprendizado, contribuindo significativamente para a melhoria do ensino de Física. Neste cenário surge a figura do monitor, atuando como um facilitador durante este processo, auxiliando nos experimentos bem como, propondo novos modelos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é fazer uma análise do papel do monitor nas disciplinas de física experimental I, física experimental II e a disciplina laboratório de óptica eletricidade e magnetismo para os cursos de Engenharia da Universidade Federal de Campina Grande. A metodologia adotada é descrita da seguinte forma: aula teórica, exposição dos experimentos e procedimentos; montagem e execução experimental propostas, vide guia; suporte aos alunos durante a execução, prestado pela equipe de trabalho, professores e monitores. Os resultados mostram para uma redução nos índices de evasão e retenção nos cursos de Engenharia.