A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA QUÍMICA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1749 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA QUÍMICA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas buscando tornar as aulas de química mais atrativas e dinâmicas. O estudo teve o objetivo de verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico, semelhante ao jogo de trilhas tradicional, na aprendizagem dos conceitos de Cinética Química. Foi realizado com alunos do 2º ano em uma escola estadual da cidade de Itatuba - Pb. A atividade lúdica foi utilizada como recurso metodológico visando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de Cinética Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram o desempenho de alunos de duas turmas: Uma teve o conteúdo ministrado da forma tradicional, com aula expositiva; a outra teve a atividade lúdica antes da exposição do conteúdo. Os resultados, avaliados por meio de gráficos e testes estatísticos, mostraram que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de cinética química. Portanto, o jogo pode ser utilizado como uma ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para dinamizar e aperfeiçoar o ensino de química através do conteúdo de Cinética Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, CINÉTICA QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_62_2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA" "autor_email" => "thiagoellisson@yahoo.com." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1749 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 61 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO TRILHA QUÍMICA COMO FERRAMENTA LÚDICA PARA O ENSINO DE CINÉTICA QUÍMICA" "resumo" => "Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas buscando tornar as aulas de química mais atrativas e dinâmicas. O estudo teve o objetivo de verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico, semelhante ao jogo de trilhas tradicional, na aprendizagem dos conceitos de Cinética Química. Foi realizado com alunos do 2º ano em uma escola estadual da cidade de Itatuba - Pb. A atividade lúdica foi utilizada como recurso metodológico visando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de Cinética Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram o desempenho de alunos de duas turmas: Uma teve o conteúdo ministrado da forma tradicional, com aula expositiva; a outra teve a atividade lúdica antes da exposição do conteúdo. Os resultados, avaliados por meio de gráficos e testes estatísticos, mostraram que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de cinética química. Portanto, o jogo pode ser utilizado como uma ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para dinamizar e aperfeiçoar o ensino de química através do conteúdo de Cinética Química." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "JOGOS LÚDICOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, CINÉTICA QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_62_2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO PEREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "THIAGO PEREIRA" "autor_email" => "thiagoellisson@yahoo.com." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }