Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos lúdicos nas salas de aula como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem das escolas públicas buscando tornar as aulas de química mais atrativas e dinâmicas. O estudo teve o objetivo de verificar a influência da aplicação de um jogo didático-pedagógico lúdico, semelhante ao jogo de trilhas tradicional, na aprendizagem dos conceitos de Cinética Química. Foi realizado com alunos do 2º ano em uma escola estadual da cidade de Itatuba - Pb. A atividade lúdica foi utilizada como recurso metodológico visando suprir algumas dificuldades encontradas na compreensão dos conteúdos de Cinética Química. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram o desempenho de alunos de duas turmas: Uma teve o conteúdo ministrado da forma tradicional, com aula expositiva; a outra teve a atividade lúdica antes da exposição do conteúdo. Os resultados, avaliados por meio de gráficos e testes estatísticos, mostraram que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de cinética química. Portanto, o jogo pode ser utilizado como uma ferramenta facilitadora, complementar e alternativa para dinamizar e aperfeiçoar o ensino de química através do conteúdo de Cinética Química.