Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

EDUCADORES MATEMÁTICOS, TENDÊNCIAS EM ALTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS, ETNOMATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1662
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 679
    "titulo" => "EDUCADORES MATEMÁTICOS, TENDÊNCIAS EM ALTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS."
    "resumo" => "O presente estudo tem como foco principal refletir a evolução da Educação Matemática desde o século XX até os dias de hoje, as Tendências Temáticas de investigação consideradas em alta na Educação Matemática Mundial e as principais ideias da Etnomatemática. Sabe-se que os temas citados são amplos, mas nossa proposta veio de reflexões deles, realizadas no curso de Especialização e graduação em Matemática, pela Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Monteiro. A ideia de nosso trabalho está em função de leituras feitas durante as aulas, palestras e seminários. Por este motivo que abordamos três temas de uma só vez. Constatou-se que o século XX foi marcado por diversos problemas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, esses não foram totalmente sanados, então, o século XXI veio com uma boa parte desses problemas, porém, mais complexos, pois a sociedade e suas necessidades foram ampliadas, logo os Educadores Matemáticos tem um forte papel para exercer neste século: resolver os desafios do passado que foram transpostos para os momentos atuais. As Tendências em alta na Educação Matemática visam uma reflexão por parte do professor em sua prática docente. Já em relação à Etnomatemática centrou-se na ideia de ver a matemática como uma manifestação cultural viva, sendo que, cada povoado, cultura ou grupos, possuem interesses comuns."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS, ETNOMATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_679_2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSON MANUEL NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACKSON"
    "autor_email" => "jacksonneves09@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1662
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 679
    "titulo" => "EDUCADORES MATEMÁTICOS, TENDÊNCIAS EM ALTA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ETNOMATEMÁTICA: CONSIDERAÇÕES INICIAIS."
    "resumo" => "O presente estudo tem como foco principal refletir a evolução da Educação Matemática desde o século XX até os dias de hoje, as Tendências Temáticas de investigação consideradas em alta na Educação Matemática Mundial e as principais ideias da Etnomatemática. Sabe-se que os temas citados são amplos, mas nossa proposta veio de reflexões deles, realizadas no curso de Especialização e graduação em Matemática, pela Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Monteiro. A ideia de nosso trabalho está em função de leituras feitas durante as aulas, palestras e seminários. Por este motivo que abordamos três temas de uma só vez. Constatou-se que o século XX foi marcado por diversos problemas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, esses não foram totalmente sanados, então, o século XXI veio com uma boa parte desses problemas, porém, mais complexos, pois a sociedade e suas necessidades foram ampliadas, logo os Educadores Matemáticos tem um forte papel para exercer neste século: resolver os desafios do passado que foram transpostos para os momentos atuais. As Tendências em alta na Educação Matemática visam uma reflexão por parte do professor em sua prática docente. Já em relação à Etnomatemática centrou-se na ideia de ver a matemática como uma manifestação cultural viva, sendo que, cada povoado, cultura ou grupos, possuem interesses comuns."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, TENDÊNCIAS, ETNOMATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_679_2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKSON MANUEL NEVES"
    "autor_nome_curto" => "JACKSON"
    "autor_email" => "jacksonneves09@hotmail.co"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

O presente estudo tem como foco principal refletir a evolução da Educação Matemática desde o século XX até os dias de hoje, as Tendências Temáticas de investigação consideradas em alta na Educação Matemática Mundial e as principais ideias da Etnomatemática. Sabe-se que os temas citados são amplos, mas nossa proposta veio de reflexões deles, realizadas no curso de Especialização e graduação em Matemática, pela Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Monteiro. A ideia de nosso trabalho está em função de leituras feitas durante as aulas, palestras e seminários. Por este motivo que abordamos três temas de uma só vez. Constatou-se que o século XX foi marcado por diversos problemas no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, esses não foram totalmente sanados, então, o século XXI veio com uma boa parte desses problemas, porém, mais complexos, pois a sociedade e suas necessidades foram ampliadas, logo os Educadores Matemáticos tem um forte papel para exercer neste século: resolver os desafios do passado que foram transpostos para os momentos atuais. As Tendências em alta na Educação Matemática visam uma reflexão por parte do professor em sua prática docente. Já em relação à Etnomatemática centrou-se na ideia de ver a matemática como uma manifestação cultural viva, sendo que, cada povoado, cultura ou grupos, possuem interesses comuns.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.