Um anáglifo pode ser definido como uma imagem construída por duas perspectivas ligeiramente diferentes em cores contrastantes, mas com uma pequena distância entre elas, o que produz um efeito tridimensional quando visto através de óculos com filtros. Desse modo, trata-se de um método simples de obtenção de imagens que possui baixo custo, cuja explicação requer conhecimentos físicos, particularmente da óptica. Sendo assim, nosso trabalho teve como objetivo utilizar os anáglifos numa intervenção didática de física, como elementos motivadores para abordagem de conteúdos da óptica, em que trabalhamos a composição de cores, a refração e os defeitos da visão. A intervenção didática foi realizada em quatro encontros, cada um com duração de duas horas-aula. Utilizamos anáglifos e um texto elaborado, por meio de um enfoque CTS aliado a uma abordagem problematizadora e investigativa, em que os conhecimentos trazidos pelos estudantes foi o ponto de partida para construção de novos conhecimentos. Para análise e avaliação da nossa proposta, fizemos uso de questionários e observações durante a aplicação dos conteúdos. Nessa experiência percebemos o interesse e a participação dos estudantes, pois os anáglifos além de terem sido elementos de entretenimento foram motivadores tornando as aulas interessantes e atrativas aos estudantes.