A matemática é uma área de conhecimento que exige o domínio de uma linguagem que envolve conceitos e proposições abstratas, demandando rapidez de raciocínio, compreensão lógico-matemática, perspicácia entre outras competências que podem ser desenvolvidas a partir do próprio nascimento do ser humano. No entanto, o ensino de matemática tem sido ministrado de forma tradicional no ensino básico, sem exigir do aluno a resolução de problemas de modo crítico, o que reflete em seu baixo rendimento principalmente nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, que são oferecidos no início do semestre, constituindo para os estudantes uma das primeiras dificuldades no ensino superior, elevando os índices de evasão e retenção nas referidas disciplina. Neste cenário, surge a prática de monitoria que visa melhorar o processo-aprendizagem em matemática no nível superior, permitindo ao aluno o aprofundamento teórico dos conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula. O objetivo deste trabalho é fazer uma análise do papel do monitor nas disciplinas de Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III e as disciplinas Geometria Analítica e Álgebra Linear para os cursos de Engenharia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. A metodologia adotada é descrita da seguinte forma: aula teórica, resolução de exercícios propostos pelo monitor e do professor, e a utilização de laboratórios de informática e demais salas especiais ou salas de aula quando necessário. Os resultados mostram para uma redução nos índices de evasão e retenção nos cursos de Engenharia.