Muitos estudantes têm dificuldades em diferenciar soluções ácidas de soluções básicas e neutras, sendo os principais motivos dessas dificuldades: deficiência de laboratórios aptos a experimentos, ausência de pesquisa por parte de professores, discentes e docentes desestimulados, entre outros. Estudos referentes à eficácia do extrato do repolho roxo (Brassica oleracea) mostram com clareza a facilidade que os estudantes adquirem diante de experimentos que podem ser facilmente manipulados. No repolho roxo e em diversos vegetais pode-se encontrar uma substância denominada de antocianina. Na verdade, as antocianinas são do grupo dos flavonoides, esse grupo pertence aos compostos heterocíclicos contendo oxigênio, que são encontrados exclusivamente em vegetais, ou seja, antocianinas são pigmentos que estão presentes na seiva de alguns vegetais, ela é a responsável pela mudança de coloração quando reage no meio ácido, básico e neutro. Além do extrato de repolho roxo ser utilizado como indicador natural de potencial hidrogeniônico ( pH ) para diferenciar soluções ácidas de soluções básicas, é possível também, produzir papel indicador com o extrato do repolho roxo. Pelos resultados observa-se que os estudantes produzem um estímulo diante do conteúdo e que o rendimento nas aulas é superior aos rendimentos com aulas puramente teóricas e sem a utilização de meios que estão presentes no cotidiano do aluno. Com isso o estudante tende a obter uma aprendizagem significativa. A fabricação do papel indicador é simples e ressaltamos que as tiras de papel de pH apresentam uma excelente durabilidade. O principal objetivo deste trabalho é introduzir nas aulas de química, especificamente nos conteúdos relacionados às funções inorgânicas, a fabricação do papel indicador natural do repolho roxo como indicador de pH.