O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1636 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nem sempre o aluno de ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda em química eo que ocorre a sua volta. Sendo assim, muitas vezes, seu aprendizado limita-se a memorização desímbolos, fórmulas, equações e leis. Independente de compreender ou não, a química mostra-sepresente no cotidiano de cada pessoa e isso fica explicito na facilitação e consequente melhoria daqualidade de vida. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar a relevância de aulas cotidianizadas e ouso de temas sociais e quanto podem servir de um meio para produção de aprendizagenssignificativas visando inserir a cotidianização como forma de motivar os alunos e formar novoscidadãos mais conscientes. Neste enfoque procurou-se buscar alternativas que restaure oconhecimento do ensino de química utilizando recursos simples, através de aulas que mostram aquímica no cotidiano do aluno. Abordaram - se aspectos educacionais, propondo atividades quecontribuam para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvidocom alunos do 2° ano do ensino médio onde foram ministradas aulas, aplicadas entrevistas equestionários a respeito da presença da química orgânica no cotidiano e também foi realizado umestudo do interesse dos alunos em relação à disciplina. Observou-se que os alunos que participaramda pesquisa mostraram-se interessados pelo conteúdo e motivados no sentido da construção doconhecimento escolar no campo química orgânica, auxiliando, desta forma, os alunos com umconhecimento no qual levará o aluno a interpretar e avaliar informações e divulgações cientifica namídia exercendo assim sua cidadania.PALAVRAS CHAVE: Ensino, Química Orgânica, Cotidianização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA ORGÂNICA, COTIDIANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "17362bb2b25f73d3c94a0853375157f9_598.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gaby_uepb@hotmail.com" "autor_ies" => "IESP/UNAVIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1636 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 598 "titulo" => "O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Nem sempre o aluno de ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda em química eo que ocorre a sua volta. Sendo assim, muitas vezes, seu aprendizado limita-se a memorização desímbolos, fórmulas, equações e leis. Independente de compreender ou não, a química mostra-sepresente no cotidiano de cada pessoa e isso fica explicito na facilitação e consequente melhoria daqualidade de vida. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar a relevância de aulas cotidianizadas e ouso de temas sociais e quanto podem servir de um meio para produção de aprendizagenssignificativas visando inserir a cotidianização como forma de motivar os alunos e formar novoscidadãos mais conscientes. Neste enfoque procurou-se buscar alternativas que restaure oconhecimento do ensino de química utilizando recursos simples, através de aulas que mostram aquímica no cotidiano do aluno. Abordaram - se aspectos educacionais, propondo atividades quecontribuam para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvidocom alunos do 2° ano do ensino médio onde foram ministradas aulas, aplicadas entrevistas equestionários a respeito da presença da química orgânica no cotidiano e também foi realizado umestudo do interesse dos alunos em relação à disciplina. Observou-se que os alunos que participaramda pesquisa mostraram-se interessados pelo conteúdo e motivados no sentido da construção doconhecimento escolar no campo química orgânica, auxiliando, desta forma, os alunos com umconhecimento no qual levará o aluno a interpretar e avaliar informações e divulgações cientifica namídia exercendo assim sua cidadania.PALAVRAS CHAVE: Ensino, Química Orgânica, Cotidianização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA ORGÂNICA, COTIDIANIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "17362bb2b25f73d3c94a0853375157f9_598.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELE DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELE" "autor_email" => "gaby_uepb@hotmail.com" "autor_ies" => "IESP/UNAVIDA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }