Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: ENSINO, QUÍMICA ORGÂNICA, COTIDIANIZAÇÃO Pôster (PO) Ensino de Química
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1636
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nem sempre o aluno de ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda em química eo que ocorre a sua volta. Sendo assim, muitas vezes, seu aprendizado limita-se a memorização desímbolos, fórmulas, equações e leis. Independente de compreender ou não, a química mostra-sepresente no cotidiano de cada pessoa e isso fica explicito na facilitação e consequente melhoria daqualidade de vida. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar a relevância de aulas cotidianizadas e ouso de temas sociais e quanto podem servir de um meio para produção de aprendizagenssignificativas visando inserir a cotidianização como forma de motivar os alunos e formar novoscidadãos mais conscientes. Neste enfoque procurou-se buscar alternativas que restaure oconhecimento do ensino de química utilizando recursos simples, através de aulas que mostram aquímica no cotidiano do aluno. Abordaram - se aspectos educacionais, propondo atividades quecontribuam para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvidocom alunos do 2° ano do ensino médio onde foram ministradas aulas, aplicadas entrevistas equestionários a respeito da presença da química orgânica no cotidiano e também foi realizado umestudo do interesse dos alunos em relação à disciplina. Observou-se que os alunos que participaramda pesquisa mostraram-se interessados pelo conteúdo e motivados no sentido da construção doconhecimento escolar no campo química orgânica, auxiliando, desta forma, os alunos com umconhecimento no qual levará o aluno a interpretar e avaliar informações e divulgações cientifica namídia exercendo assim sua cidadania.PALAVRAS CHAVE: Ensino, Química Orgânica, Cotidianização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA ORGÂNICA, COTIDIANIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "17362bb2b25f73d3c94a0853375157f9_598.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gaby_uepb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESP/UNAVIDA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1636
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 173
    "inscrito_id" => 598
    "titulo" => "O USO DA COTIDIANIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Nem sempre o aluno de ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda em química eo que ocorre a sua volta. Sendo assim, muitas vezes, seu aprendizado limita-se a memorização desímbolos, fórmulas, equações e leis. Independente de compreender ou não, a química mostra-sepresente no cotidiano de cada pessoa e isso fica explicito na facilitação e consequente melhoria daqualidade de vida. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar a relevância de aulas cotidianizadas e ouso de temas sociais e quanto podem servir de um meio para produção de aprendizagenssignificativas visando inserir a cotidianização como forma de motivar os alunos e formar novoscidadãos mais conscientes. Neste enfoque procurou-se buscar alternativas que restaure oconhecimento do ensino de química utilizando recursos simples, através de aulas que mostram aquímica no cotidiano do aluno. Abordaram - se aspectos educacionais, propondo atividades quecontribuam para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvidocom alunos do 2° ano do ensino médio onde foram ministradas aulas, aplicadas entrevistas equestionários a respeito da presença da química orgânica no cotidiano e também foi realizado umestudo do interesse dos alunos em relação à disciplina. Observou-se que os alunos que participaramda pesquisa mostraram-se interessados pelo conteúdo e motivados no sentido da construção doconhecimento escolar no campo química orgânica, auxiliando, desta forma, os alunos com umconhecimento no qual levará o aluno a interpretar e avaliar informações e divulgações cientifica namídia exercendo assim sua cidadania.PALAVRAS CHAVE: Ensino, Química Orgânica, Cotidianização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ENSINO, QUÍMICA ORGÂNICA, COTIDIANIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "17362bb2b25f73d3c94a0853375157f9_598.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELE DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELE"
    "autor_email" => "gaby_uepb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IESP/UNAVIDA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

Nem sempre o aluno de ensino médio percebe claramente a relação entre o que estuda em química eo que ocorre a sua volta. Sendo assim, muitas vezes, seu aprendizado limita-se a memorização desímbolos, fórmulas, equações e leis. Independente de compreender ou não, a química mostra-sepresente no cotidiano de cada pessoa e isso fica explicito na facilitação e consequente melhoria daqualidade de vida. Um dos objetivos deste trabalho é avaliar a relevância de aulas cotidianizadas e ouso de temas sociais e quanto podem servir de um meio para produção de aprendizagenssignificativas visando inserir a cotidianização como forma de motivar os alunos e formar novoscidadãos mais conscientes. Neste enfoque procurou-se buscar alternativas que restaure oconhecimento do ensino de química utilizando recursos simples, através de aulas que mostram aquímica no cotidiano do aluno. Abordaram - se aspectos educacionais, propondo atividades quecontribuam para o desenvolvimento do processo ensino/aprendizagem. O trabalho foi desenvolvidocom alunos do 2° ano do ensino médio onde foram ministradas aulas, aplicadas entrevistas equestionários a respeito da presença da química orgânica no cotidiano e também foi realizado umestudo do interesse dos alunos em relação à disciplina. Observou-se que os alunos que participaramda pesquisa mostraram-se interessados pelo conteúdo e motivados no sentido da construção doconhecimento escolar no campo química orgânica, auxiliando, desta forma, os alunos com umconhecimento no qual levará o aluno a interpretar e avaliar informações e divulgações cientifica namídia exercendo assim sua cidadania.PALAVRAS CHAVE: Ensino, Química Orgânica, Cotidianização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.