Atualmente há uma grande inquietação mundial quando se discute meios para a geração de energia. Diante da ascensão do consumo cada vez mais energia é necessária. Nesse aspecto, a escola desempenha papel fundamental no intuito de conscientizar, bem como de contribuir para a formação de estudantes responsáveis e compromissados com o meio ambiente. Ante essas questões, desenvolveu-se um projeto didático em educação ambiental, envolvendo alunos de uma escola estadual do município de Ouro Preto do Oeste-RO. Na região, é predominante a preocupação com a produção de energia, já que está sendo construída no estado uma hidroelétrica para este fim. Os alunos foram incentivados a discutir a problemática de maneira ampla, por meio de pesquisas, debate em sala, confecção de faixas e cartazes. Diante das discussões foram identificados impactos ambientais conseqüentes da construção da hidroelétrica, foram sugeridas também pelos próprios discentes meios alternativos para a geração dessa energia de maneira ambientalmente viável. Os resultados desse trabalho puderam ser analisados mediante a participação e interesse dos estudantes para as atividades sugeridas; bem como por meio de uma resenha escrita a respeito do estudo realizado. Concluiu-se, deste modo, que abordar temas ambientais atuais estimula a participação, promove a edificação do senso crítico e contribui para o desenvolvimento de uma consciência ambiental mais efetiva.