Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade.