AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1703 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 627 "titulo" => "AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB" "resumo" => "Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICASO AMBIENTE, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALY MORGANA LOPES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MSGSLY MORGANA" "autor_email" => "magaly_morgana@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1703 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 627 "titulo" => "AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB" "resumo" => "Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICASO AMBIENTE, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_627.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGALY MORGANA LOPES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "MSGSLY MORGANA" "autor_email" => "magaly_morgana@hotmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }