Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB

Palavra-chaves: PRÁTICAS PEDAGÓGICASO AMBIENTE, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE Pôster (PO) Ensino de Química
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1703
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 627
    "titulo" => "AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB"
    "resumo" => "Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICASO AMBIENTE, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGALY MORGANA LOPES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MSGSLY MORGANA"
    "autor_email" => "magaly_morgana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1703
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 627
    "titulo" => "AVALIAÇÃO SITUACIONAL DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE POMBAL – PB"
    "resumo" => "Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICASO AMBIENTE, INOVAÇÃO, EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_627.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGALY MORGANA LOPES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MSGSLY MORGANA"
    "autor_email" => "magaly_morgana@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

Na atualidade o tema desenvolvimento sustentável vem sendo abordado amplamente na sociedade, sendo de várias temáticas, as quais possuem praticamente os mesmos objetivos, que é a utilização de recursos naturais de forma adequada. Diante disso objetivou – se com o presente trabalho avaliar a utilização de Agrotóxicos como eixo temático no estudo de química em escolas da rede pública do município de Pombal – PB. A pesquisa foi desenvolvida no período compreendido entre os meses de abril e maio de 2012 mediante a visitação “in loco” nas escolas através da aplicação de questionários. O trabalho foi realizado com alunos do 3º ano do ensino médio de duas Escolas da rede estadual de ensino da cidade de Pombal – PB: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Arruda Câmara e Escola Estadual do Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas. Para organizar as informações referentes ao questionário os dados foram digitados em planilha do Excel, e posterior confecção de gráficos ilustrativos para melhor entendimento das questões abordadas. Diante dos resultados obtidos, é importante que se faça uma reflexão sobre as metodologias de ensino de química, de modo que o ensino passe a ser direcionado a real necessidade do discente, através de temas como os agrotóxicos e com diferentes métodos e estratégias de ensino, como projetos nos quais os alunos iriam trabalhar com a comunidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.