As Oficinas Temáticas são um instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do conhecimento, tal como prevê o enfoque que caracteriza o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Este trabalho é o início dos estudos realizados por discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba direcionadas a formação de docentes do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Campina Grande – PB, quanto à elaboração e aplicação de oficinas temáticas no ensino de Química visando à melhoria do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar, no período de julho á setembro de 2012. Os temas geradores das Oficinas devem ser abordados de forma que contribuam para o estudo da realidade, enfocando uma situação que tenha significação individual, social e histórica. Assim, ao ser escolhido um tema gerador, o professor deve considerar não só a relevância do ponto de vista cientifico, mais também, a possibilidade de promover uma visão mais integrada do conhecimento e a compreensão do mundo, de modo que possa estabelecer uma reflexão entre a Química e suas aplicações na natureza. Ensinar Química a partir das oficinas temáticas também proporciona ao aprendiz a compreensão dos conceitos relacionados á Química, como também promove a contextualização do ensino mostrando que os conteúdos ali abordados tem significância para sociedade.