OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1672 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As Oficinas Temáticas são um instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do conhecimento, tal como prevê o enfoque que caracteriza o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Este trabalho é o início dos estudos realizados por discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba direcionadas a formação de docentes do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Campina Grande – PB, quanto à elaboração e aplicação de oficinas temáticas no ensino de Química visando à melhoria do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar, no período de julho á setembro de 2012. Os temas geradores das Oficinas devem ser abordados de forma que contribuam para o estudo da realidade, enfocando uma situação que tenha significação individual, social e histórica. Assim, ao ser escolhido um tema gerador, o professor deve considerar não só a relevância do ponto de vista cientifico, mais também, a possibilidade de promover uma visão mais integrada do conhecimento e a compreensão do mundo, de modo que possa estabelecer uma reflexão entre a Química e suas aplicações na natureza. Ensinar Química a partir das oficinas temáticas também proporciona ao aprendiz a compreensão dos conceitos relacionados á Química, como também promove a contextualização do ensino mostrando que os conteúdos ali abordados tem significância para sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TEMAS GERADORES, OFICINA TEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "faf4bce53b9ff165611c34c10aa65975_90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA" "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS VASCONCELOS" "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1672 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 239 "inscrito_id" => 90 "titulo" => "OFICINAS TEMÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA: DISCUTINDO UMA PROPOSTA DE TRABALHO PARA PROFESSORES NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "As Oficinas Temáticas são um instrumento facilitador para integração de diferentes áreas do conhecimento, tal como prevê o enfoque que caracteriza o movimento CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cuja finalidade é formar cidadãos críticos, com conhecimentos científicos e tecnológicos suficientes para atuação na realidade física e social. Este trabalho é o início dos estudos realizados por discentes do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba direcionadas a formação de docentes do Ensino Fundamental e Médio de escolas estaduais de Campina Grande – PB, quanto à elaboração e aplicação de oficinas temáticas no ensino de Química visando à melhoria do processo ensino aprendizagem no âmbito escolar, no período de julho á setembro de 2012. Os temas geradores das Oficinas devem ser abordados de forma que contribuam para o estudo da realidade, enfocando uma situação que tenha significação individual, social e histórica. Assim, ao ser escolhido um tema gerador, o professor deve considerar não só a relevância do ponto de vista cientifico, mais também, a possibilidade de promover uma visão mais integrada do conhecimento e a compreensão do mundo, de modo que possa estabelecer uma reflexão entre a Química e suas aplicações na natureza. Ensinar Química a partir das oficinas temáticas também proporciona ao aprendiz a compreensão dos conceitos relacionados á Química, como também promove a contextualização do ensino mostrando que os conteúdos ali abordados tem significância para sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, TEMAS GERADORES, OFICINA TEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "faf4bce53b9ff165611c34c10aa65975_90.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ DJHONATTAS FIRMINO DE VASCONCELOS LIMA" "autor_nome_curto" => "DJHONATTAS VASCONCELOS" "autor_email" => "djhonattasvasconcelos@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }