UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO-QUÍMICO DE TABULEIRO NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1692 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO-QUÍMICO DE TABULEIRO NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS" "resumo" => "Na busca de metodologias alternativas de ensino, almejamos recursos didáticos que proporcionem um ensino mais agradável. Daí a importância do professor de inovar em suas formas de ensino, buscando uma maneira de tornar o mecanismo de ensino e aprendizagem mais significativo. Os jogos educativos no ensino de química proporciona uma interação, entre professor e estudante, onde o mesmo tem a contribuição de preparar o estudante para o meio social, já que irão está em interação constante com o meio. Segundo Piaget (1994, p. 23), os jogos funcionam como uma oportunidade de conviver com regras, e este convívio não se limita a aceitação e obediência, mas também a criação de uma normatização. O autor ainda enfatiza como é importante a relação do estudante com seus colegas, pois, o mesmo acontecendo individualmente, se tornaria difícil efetuar a formação da lógica, bem como seus valores sociais e morais, uma vez que não ocorre o confronto de diferentes pontos de vista. Partindo desse pressuposto, o uso jogo Ludo-Químico teve o objetivo de dinamizar as aulas de química referente ao conteúdo de hidrocarbonetos, proporcionando uma aprendizagem significativa, baseando-se no ensino por meio da motivação e desafio. A atividade foi realizada na Escola “Ademar Veloso da Silveira”, Campina Grande – PB, em uma turma do 3º do ensino médio. O Ludo-Químico foi utilizado mediante explanação prévia do respectivo conteúdo. Para coleta de dados utilizou-se um questionário pré e pós-atividades. Como resultante, o Ludo-Químico potencializou o ensino de hidrocarbonetos, agradando todos os estudantes participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, JOGO DE TABULEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DINIZ DORNELLAS" "autor_nome_curto" => "DORNELLAS" "autor_email" => "leandro_dornellas@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1692 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 180 "inscrito_id" => 154 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DO JOGO LUDO-QUÍMICO DE TABULEIRO NO ENSINO DE HIDROCARBONETOS" "resumo" => "Na busca de metodologias alternativas de ensino, almejamos recursos didáticos que proporcionem um ensino mais agradável. Daí a importância do professor de inovar em suas formas de ensino, buscando uma maneira de tornar o mecanismo de ensino e aprendizagem mais significativo. Os jogos educativos no ensino de química proporciona uma interação, entre professor e estudante, onde o mesmo tem a contribuição de preparar o estudante para o meio social, já que irão está em interação constante com o meio. Segundo Piaget (1994, p. 23), os jogos funcionam como uma oportunidade de conviver com regras, e este convívio não se limita a aceitação e obediência, mas também a criação de uma normatização. O autor ainda enfatiza como é importante a relação do estudante com seus colegas, pois, o mesmo acontecendo individualmente, se tornaria difícil efetuar a formação da lógica, bem como seus valores sociais e morais, uma vez que não ocorre o confronto de diferentes pontos de vista. Partindo desse pressuposto, o uso jogo Ludo-Químico teve o objetivo de dinamizar as aulas de química referente ao conteúdo de hidrocarbonetos, proporcionando uma aprendizagem significativa, baseando-se no ensino por meio da motivação e desafio. A atividade foi realizada na Escola “Ademar Veloso da Silveira”, Campina Grande – PB, em uma turma do 3º do ensino médio. O Ludo-Químico foi utilizado mediante explanação prévia do respectivo conteúdo. Para coleta de dados utilizou-se um questionário pré e pós-atividades. Como resultante, o Ludo-Químico potencializou o ensino de hidrocarbonetos, agradando todos os estudantes participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, HIDROCARBONETOS, JOGO DE TABULEIRO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_154.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO DINIZ DORNELLAS" "autor_nome_curto" => "DORNELLAS" "autor_email" => "leandro_dornellas@hotmail" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }