Na busca de metodologias alternativas de ensino, almejamos recursos didáticos que proporcionem um ensino mais agradável. Daí a importância do professor de inovar em suas formas de ensino, buscando uma maneira de tornar o mecanismo de ensino e aprendizagem mais significativo. Os jogos educativos no ensino de química proporciona uma interação, entre professor e estudante, onde o mesmo tem a contribuição de preparar o estudante para o meio social, já que irão está em interação constante com o meio. Segundo Piaget (1994, p. 23), os jogos funcionam como uma oportunidade de conviver com regras, e este convívio não se limita a aceitação e obediência, mas também a criação de uma normatização. O autor ainda enfatiza como é importante a relação do estudante com seus colegas, pois, o mesmo acontecendo individualmente, se tornaria difícil efetuar a formação da lógica, bem como seus valores sociais e morais, uma vez que não ocorre o confronto de diferentes pontos de vista. Partindo desse pressuposto, o uso jogo Ludo-Químico teve o objetivo de dinamizar as aulas de química referente ao conteúdo de hidrocarbonetos, proporcionando uma aprendizagem significativa, baseando-se no ensino por meio da motivação e desafio. A atividade foi realizada na Escola “Ademar Veloso da Silveira”, Campina Grande – PB, em uma turma do 3º do ensino médio. O Ludo-Químico foi utilizado mediante explanação prévia do respectivo conteúdo. Para coleta de dados utilizou-se um questionário pré e pós-atividades. Como resultante, o Ludo-Químico potencializou o ensino de hidrocarbonetos, agradando todos os estudantes participantes.