QUIPTABELA: UMA ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1746 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "QUIPTABELA: UMA ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "O ambiente virtual de ensino e aprendizado envolve uma grande variedade de recursos educacionais que estão fundamentados na utilização de computadores e programas. Este trabalho vem evidenciar o potencial tecnológico que pode vim a ser introduzido de maneira satisfatória nas aulas de química. Foi aplicado em determinadas aulas de química um software que retratou a tão temida tabela periódica, a apresentação para os alunos do programa Quip Tabela vem quebrar a idéia de uma química difícil, mostrando para o alunado que podemos trabalhar de forma interativa e com linguagens acessíveis facilitando o entendimento ao longo do conteúdo ministrado. A implantação dessa técnica computacional evidenciou resultados imediatos, tais como o grande interesse dos alunos em buscar mais a respeito do conteúdo ministrado em sala de aula, a curiosidade de pesquisar outros softwares e métodos virtuais para uma aprendizagem significativa. Um estudo sobre o perfil computacional de uma instituição de ensino e professores que lecionam para um público infanto-juvenil na cidade de Campina Grande também foi realizado. A despeito dos problemas, o ensino virtual ainda pode ser utilizado como uma ferramenta para proporcionar o aprendizado a um número significativo de pessoas pertencentes ou não ao sistema educacional tradicional. A estreita relação entre pedagogia e evolução tecnológica é um aspecto importante no planejamento e gerenciamento de sistemas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "79af0849fdcfc5d9fcc77a35aac168e5_387.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANA SANTIAGO MENDES" "autor_nome_curto" => "THAY SANTIAGO" "autor_email" => "thayana.santiago@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1746 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 207 "inscrito_id" => 387 "titulo" => "QUIPTABELA: UMA ALTERNATIVA TECNOLÓGICA PARA O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA" "resumo" => "O ambiente virtual de ensino e aprendizado envolve uma grande variedade de recursos educacionais que estão fundamentados na utilização de computadores e programas. Este trabalho vem evidenciar o potencial tecnológico que pode vim a ser introduzido de maneira satisfatória nas aulas de química. Foi aplicado em determinadas aulas de química um software que retratou a tão temida tabela periódica, a apresentação para os alunos do programa Quip Tabela vem quebrar a idéia de uma química difícil, mostrando para o alunado que podemos trabalhar de forma interativa e com linguagens acessíveis facilitando o entendimento ao longo do conteúdo ministrado. A implantação dessa técnica computacional evidenciou resultados imediatos, tais como o grande interesse dos alunos em buscar mais a respeito do conteúdo ministrado em sala de aula, a curiosidade de pesquisar outros softwares e métodos virtuais para uma aprendizagem significativa. Um estudo sobre o perfil computacional de uma instituição de ensino e professores que lecionam para um público infanto-juvenil na cidade de Campina Grande também foi realizado. A despeito dos problemas, o ensino virtual ainda pode ser utilizado como uma ferramenta para proporcionar o aprendizado a um número significativo de pessoas pertencentes ou não ao sistema educacional tradicional. A estreita relação entre pedagogia e evolução tecnológica é um aspecto importante no planejamento e gerenciamento de sistemas educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "QUÍMICA, TECNOLOGIA, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "79af0849fdcfc5d9fcc77a35aac168e5_387.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYANA SANTIAGO MENDES" "autor_nome_curto" => "THAY SANTIAGO" "autor_email" => "thayana.santiago@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }