O ambiente virtual de ensino e aprendizado envolve uma grande variedade de recursos educacionais que estão fundamentados na utilização de computadores e programas. Este trabalho vem evidenciar o potencial tecnológico que pode vim a ser introduzido de maneira satisfatória nas aulas de química. Foi aplicado em determinadas aulas de química um software que retratou a tão temida tabela periódica, a apresentação para os alunos do programa Quip Tabela vem quebrar a idéia de uma química difícil, mostrando para o alunado que podemos trabalhar de forma interativa e com linguagens acessíveis facilitando o entendimento ao longo do conteúdo ministrado. A implantação dessa técnica computacional evidenciou resultados imediatos, tais como o grande interesse dos alunos em buscar mais a respeito do conteúdo ministrado em sala de aula, a curiosidade de pesquisar outros softwares e métodos virtuais para uma aprendizagem significativa. Um estudo sobre o perfil computacional de uma instituição de ensino e professores que lecionam para um público infanto-juvenil na cidade de Campina Grande também foi realizado. A despeito dos problemas, o ensino virtual ainda pode ser utilizado como uma ferramenta para proporcionar o aprendizado a um número significativo de pessoas pertencentes ou não ao sistema educacional tradicional. A estreita relação entre pedagogia e evolução tecnológica é um aspecto importante no planejamento e gerenciamento de sistemas educacionais.