O objetivo do estudo em lide foi evidenciar a transversalidade da Contabilidade e, de modo específico, analisar a introdução da Contabilidade Ambiental nas searas prioritárias do programa Ciência sem Fronteiras, através de uma investigação acerca dos projetos pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis nas universidades públicas federais brasileiras. A motivação da pesquisa originou-se a partir do questionamento dos alunos de graduação do Curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro que não vislumbraram a oportunidade de inserção no referido Programa. O presente estudo pode ser caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos utilizados, sendo adotada uma abordagem qualitativa. Apesar de a Contabilidade, notadamente a subdivisão ambiental, não estar elencada nas áreas prioritárias daquele Programa, a análise do trabalho demonstra que, transversalmente, o campo de conhecimento em lide se faz presente em todas as áreas prioritárias listadas. Existe um extenso caminho a ser percorrido para a plena inserção da questão ambiental no seio empresarial e acadêmico, especialmente no que tange às possibilidades de contribuição da contabilidade para registro e reconhecimento dos passivos e ativos ambientais. Diante dessa realidade, faz-se necessária uma reflexão acerca da possibilidade do fortalecimento dessa disciplina nos currículos das Instituições de Ensino Superiores, públicas e privadas, uma vez que os futuros profissionais necessitam estar prontos para atender às demandas lançadas no atual debate sobre desenvolvimento sustentável.