APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AUXILIO NAS AULAS SOBRE TABELA PERIODICA
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1612 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AUXILIO NAS AULAS SOBRE TABELA PERIODICA" "resumo" => "Estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do seu dia-a-dia. Muitas vezes, a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. É bem visível a falta de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de Química e mais especificamente nas aulas sobre tabela periódica, por ser um assunto extenso e nada atrativo na visão de muitos. Atualmente, os jogos lúdicos estão sendo muito aplicados como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo verificar a aceitação e influência na aplicação de dois jogos didáticos-pedagógicos para auxiliar nas aulas sobre Tabela Periódica :o dominó periódico e o baralho químico. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Campina Grande em visita a uma exposição desenvolvida pela UEPB através dos licenciandos do Curso de LicenciaTura em Química na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Os jogos didáticos são atrativos e de fácil compreensão que além de facilitar a associação de nomes e símbolos dos elementos químicos, possibilita o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIODICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_177.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO" "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1612 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 215 "inscrito_id" => 177 "titulo" => "APLICAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: AUXILIO NAS AULAS SOBRE TABELA PERIODICA" "resumo" => "Estudos e pesquisas mostram que o Ensino de Química é em geral tradicional, centralizando-se na simples memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, totalmente desvinculados do seu dia-a-dia. Muitas vezes, a química torna-se uma disciplina maçante fazendo com que os próprios estudantes questionem o motivo pelo qual estão estudando, pois o conteúdo apresentado é totalmente descontextualizado. É bem visível a falta de interesse por parte do estudante de ensino médio em relação às aulas de Química e mais especificamente nas aulas sobre tabela periódica, por ser um assunto extenso e nada atrativo na visão de muitos. Atualmente, os jogos lúdicos estão sendo muito aplicados como proposta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos em química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo verificar a aceitação e influência na aplicação de dois jogos didáticos-pedagógicos para auxiliar nas aulas sobre Tabela Periódica :o dominó periódico e o baralho químico. O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais da cidade de Campina Grande em visita a uma exposição desenvolvida pela UEPB através dos licenciandos do Curso de LicenciaTura em Química na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2012. A avaliação da influência da atividade lúdica na aprendizagem foi feita por meio de questionários, que avaliaram a aceitação do jogo por parte dos alunos. Esses resultados foram graficamente representados mostrando que a atividade lúdica teve influência positiva no processo de aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Os jogos didáticos são atrativos e de fácil compreensão que além de facilitar a associação de nomes e símbolos dos elementos químicos, possibilita o desenvolvimento social dos estudantes no tocante à cooperação, competição e trabalho em equipe." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Química" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, JOGOS LÚDICOS, TABELA PERIODICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Comunicacao_177.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO" "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }