As fontes de energia-renováveis ecologicamente corretas são, atualmente, um dos grandes desafios encontrados por cientistas e pesquisadores haja vista que estabeleçam um equilíbrio entre a tecnologia e o meio ambiente. Surgem como alternativa, os biocombustíveis derivados de fontes renováveis produzidos principalmente a partir de óleos vegetais. O tema biodiesel vem sendo muito difundido pela mídia e, possivelmente, deve atrair o interesse dos alunos. Acreditamos que a escola pode e deve utilizar os temas divulgados na mídia, como ferramenta no ensino de química. O presente trabalho teve como objetivo investigar a compreensão dos alunos de ensino médio de uma escola pública no município Gurjão-PB, acerca da temática biocombustíveis e sustentabilidade ambiental. Para isto, a coleta de dados foi baseada em um questionário. Ao analisar os dados, verificou-se que o nível de conhecimento dos alunos sobre sustentabilidade ambiental, é baixo; a compreensão quanto aos biocombustíveis, é pouco relevante; a relação entre biodiesel e o meio ambiente é pouco compreendida; a maioria dos alunos entrevistados afirma que a abordagem de temas como o biodiesel, não é realizada em nenhuma disciplina do currículo escolar vigente. Constatou-se ante do exposto, que na escola pesquisada que o ensino de química não aborda temas geradores que sejam atuais, multidisciplinares, que despertem o interesse do aluno, e que contribuam para formação da cidadania.