Neste trabalho foi realizado um estudo analítico-descritivo do perfil sócioeconômico dos alunos do curso de Licenciatura Plena em Química da UEPB, dos 1°, 2°, 7° e 8° períodos diurno e 1°, 2°, 8° e 9° períodos noturno. Para isto foi elaborado um questionário sócioeconômico, o qual consistiu de 21 questões. A análise dos dados foi realizada através da porcentagem de incidência das respostas às perguntas específicas do questionário. Os resultados mais relevantes apontam fatores significativos que podem suscitar discussões referentes à temática em questão, tais como: a necessidade sentida pelos alunos para se conciliar trabalho e estudo; a moradia em cidades circunvizinhas a Campina Grande sendo necessário o uso de transporte escolar; o fato de os discentes entrevistados serem provenientes da rede pública de ensino e terem ingressado na universidade através do sistema de cotas de inclusão; a pretensão de prestar outro vestibular; a não participação em grupos de pesquisa e programas de monitoria e a grande evasão escolar.