O ensino de química é considerado, para a grande maioria dos alunos do ensino médio, uma das matérias mais difíceis de aprender, uma vez que, esta disciplina é passada sem ser contextualizada e de forma apenas discursiva, tradicional, centralizando-se na simples memorização de fórmulas, completamente desvinculada do cotidiano do aluno. Desta forma este trabalho propõe uma alternativa para minimizar as dificuldades no ensino de química, através da inserção do lúdico, contido nos jogos, como mediador no processo Ensino-Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa experimental, na qual, foi utilizado o método analítico-descritivo, desenvolvido a partir da elaboração de questionários e testes avaliativos feitos antes e depois da aplicação dos jogos trabalhados “Trilha Química” e “Memoquímica”, as respostas foram analisadas para que fosse possível avaliar a influência que o lúdico tem na prática pedagógica, os mesmos foram realizados com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública do município de Junco do Seridó-PB. Através dos resultados obtidos, constatou-se que os jogos no currículo escolar é uma importante ferramenta, pois comprova que, quando usado adequadamente, apresenta uma importância fundamental para uma melhora considerável na aprendizagem dos alunos. A função educativa do jogo foi facilmente observada durante sua aplicação ao verificarmos o favorecimento da aquisição de conhecimentos em clima de alegria e prazer entre os jogadores envolvidos.