As universidades são centros de produção de conhecimento que afetam toda a sociedade, logo, a gestão exemplar dos seus resíduos é uma questão imperativa. A geração em grande frequência, a necessidade de acondicionamento específico e descarte especial torna a produção de resíduos químicos nos laboratórios didáticos um grave problema para as Instituições de Ensino Superior. A implantação de um sistema de gestão de resíduos deve iniciar com o reconhecimento do problema. Nessa perspectiva, foi proposto identificar, quantificar e organizar informações sobre os reagentes, soluções e resíduos químicos presentes nos laboratórios do Departamento de Química da Universidade Estadual da Paraíba, sendo esta a primeira etapa do Sistema de Gestão de Resíduos a ser implantado. Inicialmente foi realizado o inventário do passivo, no qual se fez a classificação dos materiais estocados, considerando-se fatores como periculosidade, necessidade de acondicionamento específico e incompatibilidades entre produtos, posteriormente foi desenvolvido o inventário do ativo, que teve como finalidade qualificar e quantificar a produção de resíduos gerados no cotidiano dos laboratórios. Com base nos dados obtidos, desenvolveram-se ações para destinação adequada dos resíduos encontrados e reorganização laboratorial para armazenamento seguro de reagentes e soluções. Essas medidas resultaram na minimização significativa de material estocado em cada unidade, possibilitando um ambiente mais seguro para discentes, docentes e técnicos, além de representar uma economia de insumos, visto que foi inibida a preparação de quantidades excedentes ao uso e diminuição do descarte de soluções, trazendo benefícios econômicos e ambientais.