A educação brasileira apresenta um histórico de altos e baixos, com momentos que revelam o quão necessário se faz a apresentação de novas propostas pedagógicas. Dados da UNESCO revelam que a educação no Brasil está abaixo dos níveis internacionais. Universidades, pesquisadores e professores estão desenvolvendo materiais didáticos capazes de elevar o patamar do processo de ensino no país. Dentre os recursos didáticos o jogo didático se destaca por apresentar um diferencial, frente as já conhecidas e utilizadas tecnologias voltadas para o Ensino de Química, pois os jogos são elementos que permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe. Os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e o professor. A função educativa do jogo é facilmente observada durante sua aplicação visto que o mesmo favorece a aquisição de conhecimentos de forma alegre e prazerosa. Este material pode ser utilizado tanto para revisão de conceitos como para discussão inicial sobre a temática, possibilitando o esclarecimento e subseqüentemente o estímulo a adoção dos jogos de forma a contribuir para o crescimento educacional do nosso país.