Este trabalho teve como objetivo mapear as zonas do perfil conceitual de substância em uma turma do Ensino Média, de uma escola da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, localizada na cidade de Serra Talhada. Dessa forma, as zonas: generalista, essencialista, substancialista, racionalista e relacional foram identificadas entre os estudantes a partir da aplicação e análise de um questionário, elaborado dentro do projeto do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência. Realizamos um mapeamento das respostas e um individual para cada aluno. De acordo com os resultados obtidos, percebemos que a maioria dos alunos usam concepções mais ingênuas sobre substância (generalistas) porém, em alguns contextos, usam ideias científicas, como relacionais ou racionalistas. Isso corrobora para a noção do perfil conceitual, que afirma que uma pessoa pode pensar um conceito de diversas formas diferentes e que cada uma tem um contexto de aplicação. A partir do mapeamento apresentado neste trabalho, materiais didáticos serão elaborados para discussão dessas diversas formas de pensar o conceito de substância.