Neste artigo, relatamos uma experiência pedagógica, embasada numa proposta de ensino-aprendizagem nos parâmetros dos pressupostos teóricos de David Ausubel, esta proposta consiste em investigar a aprendizagem e o desempenho dos alunos quando introduzimos um estilo diferente de aulas, realizamos uma aula expositiva e em seguida aplicamos simulações computacionais do movimento no lançamento oblíquo usando como ferramenta pedagógica o software Modellus 4.01. Verificamos a capacidade dessa ferramenta em desenvolver conceitos espontâneos sobre lançamentos oblíquos, em alunos de duas turmas da primeira série do ensino médio de uma escola pública no município de Santa Luzia no sertão da Paraíba. Objetivou-se com o uso da simulação a aproximação dos conceitos físicos estudados em sala de aula com a realidade cotidiana dos alunos. O método desenvolvido envolveu três momentos com cada turma. No primeiro momento foram desenvolvidos os conhecimentos prévios necessários para a aprendizagem dos conceitos envolvidos neste assunto da Física com aulas expositivas. No segundo momento foram realizadas as simulações e discussões, e ao final desse encontro os alunos responderam a um relatório com questões para avaliar a formação de novos conceitos. No terceiro momento foi aplicado um instrumento de avaliação da metodologia onde podemos investigar a aprendizagem do assunto lecionado e a opinião dos alunos sobre a metodologia aplicada. Através das observações feitas durante a aplicação desta proposta, vimos que uma estratégia de ensino baseada no uso de tecnologias como estas, permite um aprendizado mais eficaz.