Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

A REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA E HOLOGRAFIA COMO ELEMENTOS MOTIVADORES NO ENSINO DE ÓPTICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, OPTICA, REALIDADE AUMENTADA, HOLOGRAFIA. Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1696
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "A REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA E HOLOGRAFIA COMO ELEMENTOS MOTIVADORES NO ENSINO DE ÓPTICA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias no ensino é alvo de calorosas discussões. No entanto, partimos da ideia que sua apresentação em conjunto com materiais didáticos convenientes pode contribuir para um ensino de física fascinante. Sendo assim, objetivamos abordar conteúdos da óptica relacionados às lentes e ao olho humano, apresentando a Realidade Virtual Aumentada e a holografia como elementos motivadores. A intervenção didática foi realizada em dois encontros de duas horas-aula cada, com oitenta alunos do ensino médio, em que apresentamos imagens 3D das referentes tecnologias, vídeos, slides, experimento do olho humano e um texto que intitulamos “A física dos fenômenos da luz, Realidade Virtual Aumentada e holografia”. A abordagem metodológica problematizadora, baseada nos três momentos pedagógicos, foi utilizada nos encontros e os dados para análise foram coletados através de questionários. Na problematizarão inicial boa parte dos estudantes não souberam responder, mas confessaram ter acesso a essas tecnologias demonstrando curiosidade em sua compreensão. Ao término da abordagem os estudantes souberam relatar e discutir sobre essas tecnologias e sobre o conteúdo da óptica relacionados às lentes e ao olho humano. A experiência vivenciada nos revelou bons resultados, em termos da compreensão do conteúdo trabalhado e participação ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, OPTICA, REALIDADE AUMENTADA, HOLOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f3c4438d9b26e4b4f4bbab720b41503c_218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PRISCILA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA PRISCILA"
    "autor_email" => "luana-oo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1696
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "A REALIDADE VIRTUAL AUMENTADA E HOLOGRAFIA COMO ELEMENTOS MOTIVADORES NO ENSINO DE ÓPTICA"
    "resumo" => "A utilização de tecnologias no ensino é alvo de calorosas discussões. No entanto, partimos da ideia que sua apresentação em conjunto com materiais didáticos convenientes pode contribuir para um ensino de física fascinante. Sendo assim, objetivamos abordar conteúdos da óptica relacionados às lentes e ao olho humano, apresentando a Realidade Virtual Aumentada e a holografia como elementos motivadores. A intervenção didática foi realizada em dois encontros de duas horas-aula cada, com oitenta alunos do ensino médio, em que apresentamos imagens 3D das referentes tecnologias, vídeos, slides, experimento do olho humano e um texto que intitulamos “A física dos fenômenos da luz, Realidade Virtual Aumentada e holografia”. A abordagem metodológica problematizadora, baseada nos três momentos pedagógicos, foi utilizada nos encontros e os dados para análise foram coletados através de questionários. Na problematizarão inicial boa parte dos estudantes não souberam responder, mas confessaram ter acesso a essas tecnologias demonstrando curiosidade em sua compreensão. Ao término da abordagem os estudantes souberam relatar e discutir sobre essas tecnologias e sobre o conteúdo da óptica relacionados às lentes e ao olho humano. A experiência vivenciada nos revelou bons resultados, em termos da compreensão do conteúdo trabalhado e participação ativa dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, OPTICA, REALIDADE AUMENTADA, HOLOGRAFIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f3c4438d9b26e4b4f4bbab720b41503c_218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA PRISCILA ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LUANA PRISCILA"
    "autor_email" => "luana-oo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

A utilização de tecnologias no ensino é alvo de calorosas discussões. No entanto, partimos da ideia que sua apresentação em conjunto com materiais didáticos convenientes pode contribuir para um ensino de física fascinante. Sendo assim, objetivamos abordar conteúdos da óptica relacionados às lentes e ao olho humano, apresentando a Realidade Virtual Aumentada e a holografia como elementos motivadores. A intervenção didática foi realizada em dois encontros de duas horas-aula cada, com oitenta alunos do ensino médio, em que apresentamos imagens 3D das referentes tecnologias, vídeos, slides, experimento do olho humano e um texto que intitulamos “A física dos fenômenos da luz, Realidade Virtual Aumentada e holografia”. A abordagem metodológica problematizadora, baseada nos três momentos pedagógicos, foi utilizada nos encontros e os dados para análise foram coletados através de questionários. Na problematizarão inicial boa parte dos estudantes não souberam responder, mas confessaram ter acesso a essas tecnologias demonstrando curiosidade em sua compreensão. Ao término da abordagem os estudantes souberam relatar e discutir sobre essas tecnologias e sobre o conteúdo da óptica relacionados às lentes e ao olho humano. A experiência vivenciada nos revelou bons resultados, em termos da compreensão do conteúdo trabalhado e participação ativa dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.