ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1700 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Tecnologias Educativas" "palavra_chave" => "LIVRO DIDATICO, AVALIAÇAO, ENSINO DE QUIMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE MARIA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCY MACHADO" "autor_email" => "luci_enebarbosasilva@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1700 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 234 "inscrito_id" => 505 "titulo" => "ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Tecnologias Educativas" "palavra_chave" => "LIVRO DIDATICO, AVALIAÇAO, ENSINO DE QUIMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_505.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE MARIA MACHADO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCY MACHADO" "autor_email" => "luci_enebarbosasilva@hotm" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }