O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química.