UMA EXPERIÊNCIA PEDAGOGICA EM AULAS SOBRE FORÇA DE ATRITO
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1597 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA PEDAGOGICA EM AULAS SOBRE FORÇA DE ATRITO" "resumo" => "O ensino de ciências é um mecanismo importante na preparação dos estudantes, em particular, o ensino de Física. Descreveremos uma experiência pedagógica, embasada numa proposta de ensino-aprendizagem nos parâmetros dos pressupostos teóricos de David Ausubel, aplicada em uma turma da primeira série do ensino médio em uma escola pública no município de Santa Luzia-PB, essa proposta consiste na utilização de simulações computacionais para o ensino da força de atrito, cuja finalidade maior foi inserir o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como instrumento facilitador da aprendizagem. Sabendo das dificuldades na aprendizagem dos discentes em conceitos relacionados a esta parte da Física a utilização de simulações permite ao educando centrar-se na essência do problema, tornando o conhecimento dos conteúdos propostos mais eficiente, Além disso, a utilização de simuladores permite o estudo e a realização de algumas situações que, na prática, seriam inviáveis, permitindo, desta forma, uma melhor compreensão dos fenômenos. Propomos a realização por meio da utilização de um “kit” virtual, que permite a simulação de forcas aplicadas em um bloco, estando disponível gratuitamente online, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FORÇA DE ATRITO, SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE VITOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "chris_matematica2007@yaho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1597 "edicao_id" => 6 "trabalho_id" => 136 "inscrito_id" => 707 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA PEDAGOGICA EM AULAS SOBRE FORÇA DE ATRITO" "resumo" => "O ensino de ciências é um mecanismo importante na preparação dos estudantes, em particular, o ensino de Física. Descreveremos uma experiência pedagógica, embasada numa proposta de ensino-aprendizagem nos parâmetros dos pressupostos teóricos de David Ausubel, aplicada em uma turma da primeira série do ensino médio em uma escola pública no município de Santa Luzia-PB, essa proposta consiste na utilização de simulações computacionais para o ensino da força de atrito, cuja finalidade maior foi inserir o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como instrumento facilitador da aprendizagem. Sabendo das dificuldades na aprendizagem dos discentes em conceitos relacionados a esta parte da Física a utilização de simulações permite ao educando centrar-se na essência do problema, tornando o conhecimento dos conteúdos propostos mais eficiente, Além disso, a utilização de simuladores permite o estudo e a realização de algumas situações que, na prática, seriam inviáveis, permitindo, desta forma, uma melhor compreensão dos fenômenos. Propomos a realização por meio da utilização de um “kit” virtual, que permite a simulação de forcas aplicadas em um bloco, estando disponível gratuitamente online, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Física" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, FORÇA DE ATRITO, SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CHRISTIANNE VITOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CHRISTIANNE" "autor_email" => "chris_matematica2007@yaho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb" "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB" "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enect/2012" "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png" "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00" "publicacao_id" => 6 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB" "publicacao_codigo" => "2317-0050" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }