O ensino de ciências é um mecanismo importante na preparação dos estudantes, em particular, o ensino de Física. Descreveremos uma experiência pedagógica, embasada numa proposta de ensino-aprendizagem nos parâmetros dos pressupostos teóricos de David Ausubel, aplicada em uma turma da primeira série do ensino médio em uma escola pública no município de Santa Luzia-PB, essa proposta consiste na utilização de simulações computacionais para o ensino da força de atrito, cuja finalidade maior foi inserir o uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) como instrumento facilitador da aprendizagem. Sabendo das dificuldades na aprendizagem dos discentes em conceitos relacionados a esta parte da Física a utilização de simulações permite ao educando centrar-se na essência do problema, tornando o conhecimento dos conteúdos propostos mais eficiente, Além disso, a utilização de simuladores permite o estudo e a realização de algumas situações que, na prática, seriam inviáveis, permitindo, desta forma, uma melhor compreensão dos fenômenos. Propomos a realização por meio da utilização de um “kit” virtual, que permite a simulação de forcas aplicadas em um bloco, estando disponível gratuitamente online, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado.