A leitura sempre teve um papel de grande importância na sociedade diante dos problemas sociais, políticos e econômicos e é através dela que as pessoas expressam suas experiências, convicções ou diferentes formas de questionar acontecimentos sociais. E neste sentido, abre-se a discussão: existem diferentes níveis de leitura e esses níveis são de extrema importância para entendermos como cada pessoa percebe as situações de forma diferentes de acordo com o seu ambiente de letramento e seus diferentes pontos de vista. Sendo assim, os níveis que iremos abordar neste artigo são leitura sensorial, leitura emocional e a leitura racional. Essa comunicação toma como base uma pesquisa exploratória a partir da minha vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), onde procurei trabalhar textos e contextos que fazem parte da realidade dos alunos, incluindo do aluno mais tímido ao mais criativo nas atividades, tendo como resultado o envolvimento dos alunos a partir de suas histórias de relatos como as histórias de boto, visagem, cobra grande e rituais indígenas, na proposta de escrever contos e fábulas, além de relatar problemas sérios da cidade em que moram (Parintins) a partir da leitura de manchetes onde os mesmos puderam dissertar sobre os problemas de trânsito, áreas alagadiças, festival folclórico e etc.