Este trabalho tem como finalidade relatar as experiências vividas pelos bolsistas, PIBID/UERN (Programa Institucional de Iniciação à Docência), na execução do projeto de escrita e reescrita na turma do 3º ano do ensino médio na Escola Estadual Professora “Maria Edilma de Freitas” na cidade de Pau dos Ferros RN. Objetivamos trabalhar a produção de textos de forma mediada, onde o sujeito-autor da produção parte do conhecimento primário para um novo conhecimento, também é do nosso interesse o entendimento do texto como um todo, o sentido de suas partes e de seus segmentos constitutivos. Tomamos como referencial teórico as ideias de Antunes (2010/2013), Brasil (2002) e Oliveira (2010). O caminho seguido para a execução do projeto foi: (i) escolha de uma temática para as redações do ENEM; (ii) apresentação em sala, usando vários gêneros textos como fonte motivadora; (iii) predição de leitura e especulação dos conhecimentos prévios da turma; (iv) discussão referente ao tema, objetivando discutir seus conhecimentos e organizá-los antes da escrita; (v) produção do texto; (vi) após a escrita foi realizada as correções/observações pelos bolsistas para que as produções fossem devolvidas aos alunos para a refacção do texto. Como resultado, percebeu-se uma motivação por parte dos discentes no que diz respeito a análise crítica de suas próprias produções e amadurecimento da sua escrita. Conclui-se, portanto, que trabalhar a refacção textual a partir da invasão sociointeracionista da linguagem apresenta resultados positivos e significativos na perspectiva de avançar com a maturidade sociocognitiva de cada sujeito/aprendiz.