MURATT, Rafaela Ferreira Dos S. Mendes et al.. Leituras de freinet no brasil. Anais VII FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/17609>. Acesso em: 25/11/2024 00:47
Iniciaremos este trabalho apresentando o cenário histórico educacional da chegada da teoria de Freinet em nosso país, descrevendo os elementos principais para um melhor entendimento da discussão. Nosso objetivo é tentar compreender de que maneira a teoria é interpretada por grandes teóricos da educação brasileira, assim como discutir brevemente o modo como suas ideias foram aplicadas em solo nacional. Para tanto, esboçaremos nosso entendimento sobre as duas concepções que comumente enquadram Freinet no país: ora o tratando como um escolanovista, portanto, integrando-o às tendências liberais, ora o considerando um autor progressista libertário. A interpretação desse panorama é necessária, a título de compreensão das muitas leituras feitas de Freinet no país, especialmente porque poucas levam em consideração a sua obra como o todo e, principalmente, além de destacarem o caráter fundamental central do conceito trabalho em sua obra. Nesse sentido, nossos esforços caminham na tentativa de contribuir para uma leitura que elucide e fundamente o trabalho como centro de sua teoria e prática pedagógica. Trazer elementos para uma melhor compreensão foi nosso objetivo, visto que é um autor conhecido por muitos no Brasil, mas que pouco é fruto de investigações e aprofundamentos em meio aos cursos de formação docente.