Este estudo em educação tem por objetivo identificar de que maneira a educação moral e ética é concebida pelo professorado e, compreender como esses preceitos são trabalhados no processo de ensino-aprendizagem. As indagações que movimentam o estudo são: o que devemos ensinar às novas e futuras gerações? Como as nossas escolas estão se preparando frente às mudanças de comportamento dos jovens diante do consumismo tecnológico, que muitas vezes é mais atrativo que os conteúdos escolares? A pesquisa tem como sujeitos da pesquisa um grupo de professores de uma escola pública de Ensino Fundamental na cidade de Manaus/Amazonas. O procedimento metodológico utilizado foi o estudo de caso, que possibilitou apontar as percepções docentes com relação a moral e a ética, a prática usada no ensino de valores essenciais descritos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais usados por este professor. A ferramenta principal utilizada para a coleta de dados foi a observação como componente peculiar da pesquisa qualitativa. A pesquisa realizada revelou que a educação moral e ética no processo de ensino vem ganhando importância devido a sensibilidade dos professores diante da necessidade da formação de valores, considerados muito fragilizados no âmbito escolar. No entanto, questões morais e éticas no âmbito escolar não atendem às necessidades do corpo docente e discente quanto à criação de um ambiente que favoreça o respeito mútuo e a disseminação de valores. Por meio deste trabalho espera-se levar os leitores a uma reflexão crítica sobre o papel da escola tendo como responsabilidade a formação cidadã, cujas ações devem priorizar a autonomia na constituição de valores éticos e morais.