O presente trabalho com o título Planejamento Escolar: uma reflexão crítica a partir da concepção da docência e coordenação pedagógica de uma escola pública do município de Parintins/AM tem como objetivo conhecer o processo de desenvolvimento do planejamento no contexto escolar, dando ênfase aos discursos dos docentes e da coordenação pedagógica sujeitos desta pesquisa sobre a sua importância na execução das atividades educacionais em uma Escola Pública de âmbito Estadual de 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental no Município de Parintins. Buscando fazer uma analogia acerca da funcionalidade e fator primordial na organização didática, diante dos fatores existentes na realidade escolar, estando elaborado e aplicado pelo corpo docente da instituição de ensino, designando desta forma tarefas, com objetivos comuns comprometidos com a formação dos educandos. Desse modo encontra-se planejado coletivamente com o corpo docente (gestão, coordenação, professores, e alunos), o ato de planejar tem como papel principal para o contexto educacional, orientar o profissional a sincronizar meios para que sua prática docente ocorra de forma positiva e coerente em torno das linhas de pensamentos, organizando suas ações, com intuito de alcançar os objetivos almejados, atendendo as especificidades dos educandos e da comunidade escolar. O processo de construção e análise dos dados da pesquisa baseou-se na sustentação teórica dos autores que discutem o termo planejamento na esfera educacional. Como natureza da pesquisa utilizou-se a qualitativa, pois, leva em consideração o estudo dos seres humanos sociais, no intuito de relatar como se encontra estruturado o planejamento no contexto escolar. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com os profissionais do ensino (coordenadora pedagógica e professores). Com a investigação pode-se observar as diversas experiências na prática docente, compreendendo a sua relevância para o processo de ensino aprendizagem. Podendo compreender com o estudo feito com os sujeitos investigados, que não priorizam somente a aplicação do planejamento, mas também seu processo de desenvolvimento para com que seu uso favoreça a prática docente nas diversas situações encontradas diante desta.