Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MAPEAMENTO E ANÁLISE NAS QUESTÕES DO ENEM SOBRE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENEM, CONTEXTUALIZAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE, QUÍMICA Pôster (PO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

No contexto de crescimento e atendimento exponencial de alunos, a avaliação padronizada do sistema se apresenta como prática de fundamental importância, uma vez que fornece ao poder governamental parâmetros necessários para o balizamento da qualidade do ensino oferecido ao público. Com base nisso o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) surge no cenário nacional brasileiro como potencial instrumento para subsidiar o poder público na proposição e implementação de políticas voltadas para melhoria do ensino nesse segmento, assim como para as práticas pedagógicas dos professores. O ENEM é considerado um instrumento avaliativo oficial que tem estimulado a consecução de ações pedagógicas baseadas na interdisciplinaridade e na contextualização, requisitos fundamentais para uma nova perspectiva educacional. Essa avaliação procura valorizar o raciocínio lógico e a capacidade de converter informações em conhecimento do aluno através de questões que colocam os estudantes frente a situações-problema e valorizando sua autonomia para fazer escolhas e tomar decisões, atendendo as orientações dos PCNEM e os PCN+ (CARVALHO; FONSECA, 2014). Com essa perspectiva, envidamos esforços na análise das questões de química constantes no ENEM, com o objetivo de examinar se a interdisciplinaridade e a contextualização são contempladas nelas e, caso afirmativo, como isso ocorre. Para isso, selecionamos os exames realizados nos anos de 2010 a 2015.

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