O trabalho apresenta uma análise desenvolvida pelos bolsistas do (PIBID/IFRN - CAPES) e alunos da licenciatura em Química do IFRN – Campus Currais Novos, sobre a percepção do professor de Química numa turma de 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Capitão Mor Galvão (EECMG) localizada no município de Currais Novos - RN, tendo como objetivo principal a sua participação no processo de ensino – aprendizagem utilizando a metodologia de aulas introdutórias contextualizadas e interativas como ferramenta facilitadora do conhecimento dos conteúdos de química a serem ministrados para os alunos. O trabalho foi idealizado a partir de uma proposta na disciplina de Pesquisa em Ensino de Química do curso de Licenciatura em Química para estimular à pesquisa na área do ensino de Química (PEQ) e destacar a importância de aulas introdutórias contextualizadas e interativas que correlacione o cotidiano do aluno com os conteúdos da química, proporcionando a interpretação e compreensão dos alunos de forma mais ativa em temáticas introdutórias que contribuam para o processo de ensino – aprendizagem, e analisando, através de um questionário, a percepção do professor de química desta turma em relação à aplicação destas aulas introdutórias relacionados aos conteúdos de química. Portanto, a análise deste questionário descreve a visão do professor em relação aos pontos positivos e negativos sobre a aula introdutória contextualizada e interativa e da ampliação da sua atuação como facilitador do aprendizado, bem como da valorização do papel do aluno no processo de ensino-aprendizagem, que proporcionará novos caminhos que facilitarão o estudo no ensino de Química.