O (A) PROFESSOR (A) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18562 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 179 "titulo" => "O (A) PROFESSOR (A) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como objeto de estudo as relações de gênero que são construídas na escola entre os atores sociais discentes e docentes. Assim, tivemos como questão de pesquisa: quais as concepções que os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba têm sobre as relações de gênero e suas implicações no processo ensino e aprendizagem? Partindo desta questão norteadora elencamos como objetivos conhecer as concepções dos docentes sobre as relações de gênero e saber como essas relações podem interferir ou contribuir no processo ensino e aprendizagem. No tocante ao aporte teórico nos reportamos a Louro (2014), Carvalho (1999), Scott (1990), dentre outros. Como coletas de dados foram utilizadas entrevistas e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Portanto, este trabalho oportunizou aos docentes de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba, uma reflexão sobre suas práticas diante da categoria de gênero na escola. Percebeu-se que as relações de gênero interferem no processo ensino e aprendizagem a partir do momento que não tenha um trabalho diferenciado diante das nuances próprias de cada gênero que compõe a sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "PROFESSOR(A) DOS ANOS INICIAIS, RELAÇÕES DE GÊNERO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID179_02052016195634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "FACISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18562 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 284 "inscrito_id" => 179 "titulo" => "O (A) PROFESSOR (A) DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: CONCEPÇÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente artigo tem como objeto de estudo as relações de gênero que são construídas na escola entre os atores sociais discentes e docentes. Assim, tivemos como questão de pesquisa: quais as concepções que os (as) professores (as) dos anos iniciais do ensino fundamental I de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba têm sobre as relações de gênero e suas implicações no processo ensino e aprendizagem? Partindo desta questão norteadora elencamos como objetivos conhecer as concepções dos docentes sobre as relações de gênero e saber como essas relações podem interferir ou contribuir no processo ensino e aprendizagem. No tocante ao aporte teórico nos reportamos a Louro (2014), Carvalho (1999), Scott (1990), dentre outros. Como coletas de dados foram utilizadas entrevistas e um questionário com perguntas abertas e fechadas. Portanto, este trabalho oportunizou aos docentes de uma escola pública municipal de Alagoa Grande – Paraíba, uma reflexão sobre suas práticas diante da categoria de gênero na escola. Percebeu-se que as relações de gênero interferem no processo ensino e aprendizagem a partir do momento que não tenha um trabalho diferenciado diante das nuances próprias de cada gênero que compõe a sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "PROFESSOR(A) DOS ANOS INICIAIS, RELAÇÕES DE GÊNERO, ENSINO, APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID179_02052016195634.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS" "autor_nome_curto" => "WALDILSON" "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c" "autor_ies" => "FACISA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }