“TEMOS MUITO O QUE APRENDER”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18757 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "“TEMOS MUITO O QUE APRENDER”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA" "resumo" => "As representações sociais acerca da diversidade sexual e homofobia podem ser utilizadas para desestabilizar realidades sociais, sobretudo educacionais, que envolvem uma multiplicidade de indivíduos e grupos, como os/as educadores/as, com crenças, opiniões, saberes e práticas que podem ser (re)construídos através da análise das representações. Nesse sentido, este estudo qualitativo teve como principal objetivo: Descrever e analisar os principais conteúdos das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual e da homofobia na escola. Para tanto, empregamos o método de análise de conteúdo categorial temática e realizamos entrevistas e questionários semiestruturados com sete docentes do ensino fundamental 2. Os resultados obtidos evidenciaram representações reducionistas, normativas e ambíguas acerca da diversidade sexual e da homofobia, o que serve para ressaltar que as representações sociais são fluidas e carregadas de contradições. Os/as educadores/as expressaram, de modo sutil ou manifesto, pré-conceitos acerca das identidades sexuais e de gênero que destoam do padrão heteronormativo. Contudo, as (in)formações e os conhecimentos acerca das temáticas diversidade sexual, sexualidade e gênero contribuem com a familiarização das diferenças e em consequência possibilitam a reconstrução das representações sociais, o que pode incluir mudanças nas concepções, saberes e práticas em favor das diversidades e contra a homofobia e toda forma de violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1330_15042016143753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DE JESUS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELAINE SOUZA" "autor_email" => "elaine.js.sd@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18757 "edicao_id" => 42 "trabalho_id" => 72 "inscrito_id" => 1330 "titulo" => "“TEMOS MUITO O QUE APRENDER”: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DOCENTES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL E HOMOFOBIA" "resumo" => "As representações sociais acerca da diversidade sexual e homofobia podem ser utilizadas para desestabilizar realidades sociais, sobretudo educacionais, que envolvem uma multiplicidade de indivíduos e grupos, como os/as educadores/as, com crenças, opiniões, saberes e práticas que podem ser (re)construídos através da análise das representações. Nesse sentido, este estudo qualitativo teve como principal objetivo: Descrever e analisar os principais conteúdos das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual e da homofobia na escola. Para tanto, empregamos o método de análise de conteúdo categorial temática e realizamos entrevistas e questionários semiestruturados com sete docentes do ensino fundamental 2. Os resultados obtidos evidenciaram representações reducionistas, normativas e ambíguas acerca da diversidade sexual e da homofobia, o que serve para ressaltar que as representações sociais são fluidas e carregadas de contradições. Os/as educadores/as expressaram, de modo sutil ou manifesto, pré-conceitos acerca das identidades sexuais e de gênero que destoam do padrão heteronormativo. Contudo, as (in)formações e os conhecimentos acerca das temáticas diversidade sexual, sexualidade e gênero contribuem com a familiarização das diferenças e em consequência possibilitam a reconstrução das representações sociais, o que pode incluir mudanças nas concepções, saberes e práticas em favor das diversidades e contra a homofobia e toda forma de violência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação" "palavra_chave" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DIVERSIDADE SEXUAL, HOMOFOBIA, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1330_15042016143753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:04" "updated_at" => "2020-06-09 19:15:16" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DE JESUS SOUZA" "autor_nome_curto" => "ELAINE SOUZA" "autor_email" => "elaine.js.sd@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xii-conages" "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES" "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conages/2016" "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png" "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00" "publicacao_id" => 16 "publicacao_nome" => "Revista CONAGES" "publicacao_codigo" => "2177-4781" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }