Há inúmeros problemas que afetam o trabalho docente com crianças na escola pública da educação Infantil em São Luís-MA. Nesse sentido, buscaremos demonstrar que a atuação do professor para o desenvolvimento das capacidades da criança, por vezes tem estado comprometida pelas más condições de trabalho, processo este que culmina no desânimo da profissão e ainda reprodução de práticas tradicionais. Neste artigo, abordaremos esta problemática estabelecendo uma breve relação com a lógica que acontece na sociedade capitalista, onde a escola pública acaba sendo prejudicada face a dinâmica do capital. Tomaremos como base a realidade de duas escolas da educação infantil em São Luís-MA, a saber, Menino Jesus e Sonho de criança , cuja observação do trabalho docente e depoimento das professoras apontam urgência na discussão dos diversos problemas que ocorrem neste nível de ensino. Além disso, apresentaremos ainda, a possibilidade de transformação desta realidade constatada, por meio da formação política e crítica do professor, que é uma das condições essenciais para enfrentamento das contradições encontradas cotidianamente em seu espaço de trabalho.