FONTENELE, Francisca Emanuela et al.. Reeducação psicomotora. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/201>. Acesso em: 24/11/2024 23:16
Neste texto relataremos um breve resumo sobre o nosso projeto de pesquisa que é a Reeducação Psicomotora. Essa reeducação é feita a partir da necessidade que a criança tem em relação o seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, que não foi trabalhado na Educação Infantil. Diante das dificuldades de aprendizagem encontradas nas crianças de 1º ano do Ensino Fundamental, vemos a precisão de uma reeducação psicomotora para o melhor desenvolvimento desta criança. Os objetivos a serem alcançados são na verdade, que os educadores possam identificar essas dificuldades, que alguns autores chamam de distúrbios psicomotores, e a partir de então trabalhá-las para poder superá-las para que assim a criança possa ter uma vida normal, tanto escolar como social. Para construir e desconstruir hipóteses sobre o tema utilizamos alguns recursos, como por exemplo, entrevistas semi-estruturadas, revisões de literatura, observações e categorizações. E partindo desses recursos obtivemos informações importantes, logo podemos citar que percebemos que alguns professores conhecem parcialmente a psicomotricidade e a reeducação psicomotora, porém é débil a utilização dessa técnica na sala de aula.